Isotônicos são aliados dos foliões - Reprodução de Internet
Isotônicos são aliados dos foliõesReprodução de Internet
Por

Rio - Estamos na semana do Carnaval, folia, aliás, que começa bem antes no Rio, com a agenda de blocos não oficiais. Este ano a abertura foi no dia 7 de janeiro, com 16 blocos, que desfilaram pelo Centro. É tempo de festa, de abraçar a fantasia para quem gosta e de relaxar. Mas, antes de acelerar, na folia é preciso não comprometer a saúde.

Para 'pular' com segurança, o folião deve optar por refeições leves e não exagerar na alimentação e na bebida. A combinação de energético com álcool, por exemplo, é uma bomba para o coração: pode provocar arritmia e ser fatal, aumentar a agitação causando insônia, modificar o humor gerando irritação, provocar dores de cabeça e alterar os batimentos cardíacos, entre outros sintomas.

O ideal é que o folião faça as três principais refeições durante os dias de festa (café da manhã, almoço e jantar), e lanches leves nos intervalos. Comece o dia consumindo cereais integrais, frutas e proteínas (ovos, queijos brancos). Um suco desintoxicante e energizante também é recomendável. Almoço e jantar devem ser ricos em alimentos com fácil digestão: aquela saladinha básica, frango ou peixe, legumes, e uma boa fonte de carboidrato: pode ser batata doce ou inglesa, macarrão, mandioca ou arroz.

Mas e os alimentos gordurosos que são vendidos na rua, nos blocos, o que fazer? É, eles são pesados, retardam a digestão e ainda deixam aquela sensação de estômago cheio. Sendo assim, melhor evitá-los. Beba, sim, muita água durante a folia. É preciso se hidratar para manter a energia, evitar a desidratação e a ressaca. Beba também água de coco, suco de frutas e isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva. E, se não der para fugir dos ambulantes, certifique-se da higiene da barraca, do acondicionamento dos alimentos e produtos, e se ele tem a autorização da prefeitura para trabalhar. Levando a sério esses cuidados, o Carnaval tem tudo para ser aquele 'sonho de rei, de pirata e jardineira', versos do samba 'Pra Tudo se Acabar na Quarta-Feira', de Martinho da Vila em citação a Vinicius de Moraes.

Você pode gostar
Comentários