Por SELECT ART

SÃO PAULO
O Bailado Do Deus Morto
Espetáculo, 17/8 a partir das 11:30, Galeria Almeida e Dale, Rua Caconde, 152 | almeidaedale.com.br
Na abertura da exposição Flávio de Carvalho: O Antropófago do Real, com curadoria de Kiki Mazzuchelli, o Teatro Oficina realiza uma apresentação única da peça escrita pelo artista em 1933. Com direção de Marcelo Drummond, o espetáculo discute a ideia da morte de deus e os percursos do homem fora da ideia de mito. Parte do figurino é composta por réplicas de máscaras criadas por Carvalho e estarão em exposição após a apresentação. 

Autorretrato (s/d) de Sofonisba Anguissola (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
História das Mulheres: Artistas Antes de 1900
Histórias Feministas: Artistas Depois de 2000
Exposições coletivas, 23/8 a 17/11, Masp, Av. Paulista, 1.578 | masp.org.br
O Masp inaugura duas exposições coletivas que orientam o eixo temático do museu em 2019. Com curadoria de Julia Bryan-Wilson, Lilia Schwarcz e Mariana Leme, Histórias das Mulheres: Artistas Antes de 1900 traz produções de mulheres feitas antes do século 20, como Sofonisba Anguissola (circa 1532-1625) e Magdalena Mira Mena (1859-1930). Já Histórias Feministas: Artistas Depois de 2000, com curadoria de Isabella Rjeille, busca discutir a relação entre arte e feminismo a partir do século 21, com artistas como Carolina Caycedo, e Rosa Luz.

Supremacia Humana (2019) de Daniel Lie (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Supremacia Humana: O Projeto Falido
Individual de Daniel Lie, até 28/9, Casa do Povo, Rua Três Rios, 252 | casadopovo.org.br
Daniel Lie apresenta uma instalação no terraço da instituição que estará aberta durante toda a mostra e outra no teatro da instituição, que só pode ser visitada na abertura e no encerramento. Como uma intervenção nas duas extremidades do espaço, do mais obscuro ao mais iluminado, o projeto é uma resposta a um convite no qual Lie pensaria uma instalação no jardim. A partir disso, levou adiante seu interesse por seres além dos humanos, como fungos e bactérias, como parte do povo da casa. 

Arcos de Defesa (2019) de José Roberto Bassul (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Entrelinhas
Individual de José Roberto Bassul, 17/8 a 13/9, Andrea Rehder Arte Contemporânea, Av. Brasil 2079 | andrearehder.com.br
O artista explora aspectos formais da imagem fotográfica, aproximando-a do desenho e da gravura, ao enfatizar aspectos de composição, materialidade e tratamento. Com 15 fotografias de séries organizadas por elementos como arcos, linhas ou sombras, a mostra parte de fotos da arquitetura e da cidade para tratá-las de modo quase abstrato. 

Para Ingmar Bergman, Com Amor (2015) de Mariana Teixeira (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Fotografia No Salão
Exposição coletiva, 17/8 a 1/9, Lâminas, Av. São Luis, 130
O Mapa das Artes em parceria com a Casa Lâminas, novo espaço cultural gerenciado por Gabriela De Laurentiis, João Mascaro e Saulo Goulart, promovem uma exposição de fotografia com os artistas que participaram do Salão dos Artistas Sem Galeria ao longo da história do projeto. A mostra celebra o Dia internacional da fotografia e reúne artistas como Tatewaki Nio, Mariana Teixeira e Xikão Xikão. 

Sem Título (1976) de Cildo Meireles (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
A Parte Maldita: Um Esboço
Exposição coletiva, 15/8 a 11/10, Sim Galeria, Rua Sarandi, 113 | simgaleria.com 
A curadoria de Ricardo Sardenberg parte do texto de George Bataille para investigar os paradoxos do produtivismo na arte e no mundo contemporâneos buscando resgatar alguma experiência erótica ainda possível, além de uma codificação geral. Participam na mostra os artistas Cildo Meireles, Di Cavalcanti, Eli Sudbrack, Gokula Stoffel, Ivens Machado, Lais Myrrha, Leonilson, Luiz Schwanke, Maria Martins, Rodolpho Parigi, Tunga, Victor Gerhard e Yuli Yamagata.

O Dia (2012) de Paulo Pasta (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Construções e Geometrias
Conversa de encerramento, 18/8 a partir das 11:30, MuBE, R. Alemanha, 221 | mube.space
No encerramento da mostra composta por obras da coleção Dulce e João Figueiredo Ferraz, o curador Cauê Alves e o artista Paulo Pasta e o colecionador promovem uma conversa sobre temas recorrentes na produção artística brasileira, seus modos de circulação e aquisição. 

Chasing The Sublime (2018) de Amanda Bluglass (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Festival Rocky Spirit
Festival, 17 e 18/8, Parque Villa-Lobos, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 | rockyspirit.com.br
O festival apresenta curtas e filmes nacionais e internacionais e nesta edição expande suas atividades para apresentações musicais que terão como homenageados Bob Marley e Gilberto Gil, em apresentações de artistas como Anelis Assumpção,Saulo Duarte, Karina Buhr e Dada Yute. Além da mostra de filmes e músicas, bate-papos com atores, diretores e produtores serão realizados ao longo do evento. Confira a programação completa aqui.

Esculturas espirituais (2018) de Yhuri Cruz (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Pretofagia
Individual de Yhuri Cruz, 17/8 a 21/9, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Praça Tiradentes, 68 | cmaho.com
Em sua primeira exposição individual, com curadoria de Marcelo Campos, o artista leva adiante sua pesquisa sobre questões e conflitos raciais e questiona os modelos de uma exposição individual ao realizar uma série de trabalhos feitos em colaboração com outros artistas e ao propor uma exposição, na verdade, é composta por uma série de ativações, debates e ações ao longo de sua duração. 

Geração Espontânea (2019) de Pedro Motta (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Jardim Impostor
Individual de Pedro Motta, 15/8 a 14/9, Silvia Cintra + Box4, R. das Acácias, 104 | silviacintra.com.br
Em sua quarta individual na galeria, Motta explora a ideia de jardim em séries de fotografias sobre as quais o artista intervém com lápis e uma objetos que misturam displays de apoio com plantas artificiais. A ideia de jardim é extrapolada para os arranjos presentes no interior de cavernas, espaços domésticos, o interesse pelas formas de ervas daninhas e os limites entre natureza e cultura.

Coluna # 1 (Pódio de Batatas) (2016-2017) de Matheus Rocha Pitta (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO
Conversas ArtRio
Conversa com Matheus Rocha Pitta, Filipe Masini e Theo Carvalho, 15/8 às 19hrs, WeWork Botafogo, Av. Pasteur, 154| artrio.com
Além da feira propriamente, a ArtRio promove uma série de encontros com artistas com o intuito de expandir sua atuação. Os próximos convidados são o artista Matheus Rocha Pitta, o galerista Filipe Masini (Galeria Athena) e o colecionador Theo Carvalho que irão discutir diferentes meios de circulação de obras.  

A artista Gabriela de Laurentiis (Foto: Divulgação)

BELO HORIZONTE
Modos feministas de criar: caminhos pela arte brasileira
Palestras com Gabriela De Laurentiis, 22/8 das 19 às 21 hrs, Galeria Murilo Castro, R. Benvinda de Carvalho, 60 | murilocastro.com.br
A partir das obras de Anna Bella Geiger, Djanira, Maria Auxiliadora, Maria Martins, Leticia Parente, Lygia Clark e Lygia Pape, a artista e pesquisadora Gabriela De Laurentiis discute a ideia de feminino ao longo da história da arte brasileira, questionando modelos e construções ideológicas. 

Vista da exposição Beleza em Movimento na Casa Fiat de Cultura (Foto: Divulgação)

BELO HORIZONTE
Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano
Exposição coletiva, até 3/11, Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10  | casafiatdecultura.com.br
A partir dos cruzamentos entre arte e design ao longo do século XX, a mostra reúne ícones na elaboração de automóveis, móveis e objetos utilitários e artistas que na formalização de suas obras internalizam conceitos ou experiências relativas ao momento histórico social, como a crença no progresso presente nas obras futuristas de Umberto Boccioni, entre outros presentes na exposição. 

Você pode gostar
Comentários