Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento  - Lucas Cardoso
Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento Lucas Cardoso
Por Lucas Cardoso

Rio - Dizem que a razão e a emoção não caminham lado a lado. A máxima pode valer para algumas áreas da vida, mas não funciona quando o assunto é o Jetta GLI. A versão mais apimentada do sedã médio da Volkswagen coloca por terra esse pensamento ao aliar as características necessárias para um carro familiar, como espaço interno, a potência de um esportivo.

Equipado com o motor 2.0 TSI do Golf GTI, o sedã esportivo da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e tem porta-malas com capacidade de 510 litros — um dos maiores da categoria. É, não leva muito tempo para a versão do Jetta de sétima geração alcançar a terceira casa decimal no velocímetro. Aliás, o tempo para tal marca é tão bom que o esportivo consegue ser dois décimos mais rápido que o seu irmão Golf GTI (o hot hatch alemão só alcança a marca aos 7 segundos).
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Para conhecer o desempenho do sedã que custa R$ 144.990, O DIA rodou durante uma semana, nas ruas e estradas quase sempre congestionadas do Rio. Foram, ao todo, 390 km de pura diversão. Isso porque combinação do 2.0 TSI de 230 cv e 37,5 kgfm de torque, com o câmbio de dupla embreagem DSG (exclusividade da versão GLI) é das melhores opções disponíveis no mercado. Parece que foram feitos um para o outro, literalmente.
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Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento - Lucas Cardoso
Câmbio DSG
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Com o conhecido sistema de engrenagens banhadas a óleo, o sistema confiável dá ao modelo da Volkswagen uma precisão quase perfeita de trocas para cima e para baixo. Seja em acelerações ou reduzidas, vigorosas ou mansas, não há tranco algum.

O comportamento da transmissão só muda quando solicitada pelo seletor de modos de condução, que traz quatro opções (Sport, Eco, Normal e Personalizado). Com destaque para a posição "S" (Sport). Nela, o câmbio atrasa as passagens de marcha para dar mais vigor ao alemão importado do México. Outro ponto alto dessa posição está no ronca mais grosso e alto do motor TSI. Dá gosto de ouvir.

Importante dizer que esse bom desempenho não cobra do consumo de combustível. Equipado com a função Start-Stop, o modelo teve média de 10 km/l. Para os que se incomodam, o sistema pode ser desativado ao acionar um botão no console.

Suspensão independente

Em relação ao restante da linha, outro detalhe mecânico importante é a suspensão do tipo independente na traseira. Ausência sentida no lançamento do restante da linha, lançada no início do ano. O conjunto feito por multibraços deixa o comportamento do modelo bem mais empolgante. Destaque para a estabilidade em curvas, mesmo abusando do acelerador nas saídas, o sedã não desvia o traçado. O conforto de quem vai na segunda fileira de bancos também foi melhorado graças ao sistema mais refinado.

Por falar em conforto, levar a família ou amigos é fácil. Montado sobre a plataforma MQB — mesma de Tiguan, Polo, Virtus e Up! —, o modelo tem entre-eixos de 2,68m. A medida garante espaço de sobra para até quatro pessoas. Até 1,80m nem joelhos encostam no banco da frente, nem cabeça raspa no teto. O assento no meio não é impraticável, mas fica prejudicado pelo túnel central elevado que reduz o espaço para os pés do eventual quinto passageiro.

Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento - Lucas Cardoso

Ergonomia

A ergonomia ao volante também é destaque no Jetta GLI. Assim como a maioria dos modelos da Volkswagen, encontrar uma posição ideal para dirigir não é um problema. Bastam alguns toques no banco com ajuste elétrico e na coluna de direção ajustável (atura e profundidade) para se sentir parte do carro. O volante de base reta emprestado do Golf GTI colabora para a boa sensação, é claro.

Ainda falando sobre interior, o Jetta chama atenção também pelo bom isolamento acústico e pelo sistema de som da Beats. De série para a versão, os quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer reverberam com maestria em toda a cabine. Graves, médios e agudos são sempre limpos e nítidos.

Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento. Câmbio DSG tem engrenagens banhadas a óleo - Lucas Cardoso

Tela aqui e ali

No quesito conectividade, a dupla formada pelo painel de instrumentos com tela de 12" (Active Info Display) mais central de 8" (Discover Media) é outro acerto já esperado.

Apesar de trazer diferenciais para o modelo, como banco de couro com costuras vermelhas e aplique imitando fibra de carbono no painel, o acabamento do Jetta apimentado merecia mais cuidado. Não há rebarbas, parafusos, ou erros decisivos, mas fica a impressão de que falta alguma coisa. Vide a ausência da saída de ar para a segunda fileira e a diferença de acabamento das portas dianteiras e traseiras.

Por fora, o Jetta GLI ganha cara de enfezada, mas sem exagero. Tudo para não perder a linha carro de família. Em comparação com as outras versões, a esportiva traz grade em preto brilhante com formato colmeia, filete vermelho, assinatura em LED exclusiva, para-choques redesenhados, aerofólio preso a tampa do porta-malas, difusor e escapamento duplo. O desenho das rodas 18 diamantadas é outro ponto para o modelo.

No geral, o Jetta GLI oferece desempenho bem acima da média para um sedã na sua faixa de preços. É mais potente, espaçoso e tecnológico que os concorrentes diretos. Contudo, perde em acabamento. Por R$ 144.990 mil, razão e emoção podem andar lado a lado.

Jetta GLI é o sedã esportivo mais disposto do segmento - Lucas Cardoso

Curiosidade

Essa é a primeira vez que um modelo da Volkswagen no Brasil utiliza a sigla GLI (Gran Luxury Injection). A nomeclatura nasceu nos anos 1980, nos Estados Unidos, como parte da estratégia focada em esportivos da marca alemã. Segundo a própria montadora, a versão é usada para modelos topo de gama, com o apelo dos modelos GTI.

Ficha técnica

Motor: 4 cilindros, 2.0 350 TSI

Potência e torque: 230 cv a 4700 rpm /35,7 kgfm a 1500 rpm

Tração: dianteira

Transmissão: dupla embreagem DSG, seis marchas

Dimensões: Comprimento 4,702 m, largura 1,799 m, altura 1,474 m, entre-eixos 2,688 m, porta-malas 510 litros

Suspensão: Independente (traseira), McPherson (dianteira)

Freio: Disco nas quatro rodas, com ABS

Segurança: 6 airbags, controles de estabilidade e tração

 

 

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