Rio - Embora já tenhamos passado da metade do ano, o mercado automotivo segue engrenado. Uma série de lançamentos, novas gerações e versões ainda devem chegar às concessionárias de quase todas as marcas. E não é brincadeira de peixe pequeno, a lista dos modelos previstos para até o fim desse semestre inclui nada mais nada menos que dois dos carros mais vendidos no país — Chevrolet Onix e Hyundai HB20 —, além da chegada de um dos sedãs mais populares no mundo, o novo Toyota Corolla. Para você ficar por dentro, O DIA fez uma lista com os mais esperados para 2019.
Os primeiros da lista são os irmãos da Chevrolet: Onix e Onix Sedan (futuro substituto do Prisma). Com lançamento previsto para outubro, a dupla inaugura a segunda geração da linha no país. Chama atenção nos novos modelos o porte maior, as novas tecnologias e a motorização turbo. De acordo com flagras recentes, os modelos já rodam em testes por aqui, mas só a versão sedan deve chegar em 2019.
Já sabemos que as medidas do modelo nacional serão similares as das versão chinesas. Por ora, apenas a opção sedã teve seu tamanho confirmada por lá: 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. As medidas garantem fôlego à versão sedã para bater de frente com concorrentes como Volkswagen Virtus, Toyota Yaris e Fiat Cronos.
Outro detalhe ainda que segue em segredo, a motorização da nova linha também deve passar por atualização. Espera-se que a dupla possa ser adquirida com o novo motor Ecotec Turbo 1.0 de 125 cavalos, que estreou na linha chinesa, ou com a versão aspirada 1.3 de quatro cilindros, que entrega pouco mais de 100 cavalos. Vale destacar que a linha atual de Onix e Prisma devem se manter no portfólio da marca, como versões mais em conta.
HB20
O segundo lançamento que deve movimentar o mercado é , sem dúvida, a chegada dos novos modelos da linha HB20 da Hyundai. Com sete anos de vida no Brasil, os compactos coreano(hatch e sedã) não vão inaugurar uma nova geração, como os Onix, mas passam por uma reestilização pesada. A começar pelo visual que será bem mais agressivo, em comparação com o atual. As mudanças vão desde linhas mais acentuadas na carroceria a faróis com recorte mais marcante. A grade dianteira deve seguir a identidade da marca ao adotar o formato irregular. Na traseira, destaque para as lanternas traseiras bi-partidas que invadem a tampa do porta-malas.
Além da mudança estética e de equipamentos, a linha também deve ser a primeira da marca por aqui a contar com o novo motor turbo, chamado de Kappa 1.0 T-GDi, capaz de render até 120 cavalos. O motor 1.6 aspirado da linha deve ser mantido como opção. Além disso, reforços estruturais estão previstos.
Corolla
Outro líder em vendas, dessa vez entre os sedãs médios, o Toyota Corolla, tambémfará sua estreia nesse fim de ano. Prevista para o início de setembro, a nova geração do três volumes promete ser a mais importante da marca nos últimos tempos. Isso porque o Novo Corolla será o primeiro carro híbrido flex no mundo. Além disso, o modelo abandona o visual "contido" de outras gerações, para adotar linhas mais agressivas.
- Volkswagen Virtus GTS é flagrado sem nenhuma camuflagem
- Chevrolet Onix vende mais do que HB20 e Ka somados no 1º semestre
- Toyota revela potência do novo Corolla
- Confira os carros mais vendidos das 10 maiores marcas do mundo
- Honda Civic 2020 muda pouco no visual e perde versão manual
- Antes da chegada do Novo Corolla
De acordo com anúncio feito pela marca, a versão híbrida flex usará dois motores: um 1.8 a combustão de 101 cv e um elétrico de 72 cv. O conjunto é o mesmo do Prius, só que com ajustes para render mais. Além da opção com motor elétrico, o sedã também terá versões convencionais, a maioria delas com o melhorado motor 2.0 Dynamic Force com 170 cavalos. A plataforma será a modular TNGA — a mesma do Prius.
Ainda segundo revelações feitas pela marca, o modelo terá o mesmo visual do modelo europeu. A dianteira mais imponente traz faróis de LED mais espichados e para-choque com tomada de ar ampla.
GTS
Depois do Jetta ser lançado em sua versão esportiva (GLI), é a vez dos irmãos menores Polo e Virtus ganharem uma configuração apimentada. Trata-se da versão GTS, que chega para ambos os modelos, com mudanças estéticas na grade dianteira, para-choques, inclusão de emblemas e interior. Mas a principal novidade fica por conta da adoção do motor 1.4 TSI de 150 cv, que deve fazer os modelos acelerarem de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos.