Guarujá, São Paulo - É tempo de mudança. E mesmo os líderes devem inovar nestas mudanças, nem que seja preciso abrir mão de certas tradições. Foi o que a Toyota fez com a nova geração do campeão de vendas mundial, o Corolla. O sedã médio chega com plataforma atualizada, mais tecnologia, segurança, design 'rejuvenescido' e duas novas motorizações, sendo uma delas eletrificada. São três versões com motor a combustão (GLI, XEI, Altis) e uma híbrida flex (Altis Hybrid). Os preços começam em R$ 99.990 e podem chegar até R$ 130.990.
Previsto para chegar às concessionárias no dia 16, o líder entre os sedãs médios há mais de cinco anos no Brasil agora é produzido sobre a nova plataforma GA-C, fruto da moderna arquitetura modular TNGA — a mesma do irmão híbrido Prius. Com a troca de estrutura, a Toyota explica que o Corolla teve o centro de gravidade reduzido em 1 cm e ficou 60% mais resistente.
A linha 2020 também representa um marco para o mercado de eletrificados no Brasil, com o primeiro híbrido flex, ou seja: adaptado para rodar parte no etanol, parte no elétrico. A mecânica combina o 1.8 a combustão de 101 cv a 5.200 rpm, quando abastecido com álcool, com um conjunto de dois motores elétricos, que podem entregar até 72 cv. Juntos, eles garantem 123 cv ao sedã híbrido — importante ressaltar que a soma das potências não é exata pois há compensação das forças.
O conjunto fica associado a uma transmissão continuamente variável exclusiva da Toyota, chamada de Hybrid Transaxle. Ela funciona por engrenagens planetárias controladas eletronicamente, e trabalha em conjunto com o diferencial. Aqui, não há marchas, nem simuladas. A autonomia do modelo garante médias de consumo que superam os 20 km/l, segundo a Toyota.
As versões puramente a combustão também ganharam força extra com a atualização do motor 2.0 Dynamic Force de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de entregar 177 cv e 21,4 kgfm de torque, ambos em faixa intermediária de giro. O propulsor é 9% mais potente e 15% mais eficiente, quando comparado ao 2.0 da linha anterior.
O ganho é resultado do trabalho de engenharia, em especial a adoção de um sistema duplo de injeção de combustível: direta e indireta, que se adapta de acordo com a demanda por potência. Além disso, também podemos incluir na lista de melhorias o maior curso dos cilindros e os novos pistões.
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A mistura das tecnologias garante força nas saídas, sem o tradicional 'delay' dos automáticos desse tipo, ao mesmo tempo em que mantém o conforto dos sistemas com polias. A propósito, tem outra vantagem nessa nova transmissão: por fazer menos força, as polias do sistema CVT são mais compactas e leves.
Tiozão rejuvenescido
No quesito design, o Corolla fabricado em Indaiatuba (SP) é mais empolgante que as gerações anteriores. A dianteira tem linhas marcantes e acentuadas. A grade hexagonal dita o tom da porção, que traz faróis com assinatura de LED 'espichados'. Atrás, mais mudanças. As lanternas foram esticadas e combinam com o friso metálico na parte inferior. O para-choque está mais parrudo e ganhou volume, o que deixa o modelo com um ar mais esportivo.
Com a nova plataforma, outras medidas do sedã, como a distância do solo e largura, cresceram 4 cm e 1 cm, respectivamente. As primeiras e terceiras colunas ficaram mais estreitas, o que amplia a visão do motorista. O Corolla traz o mesmo bom entre-eixos (2,70 m) e porta-malas (470 litros) da geração anterior.
Com isso, no interior há melhor ergonomia e visibilidade. O design do painel tem linhas elegantes e mescla bem materiais de boa qualidade — mesmo na versão GLI. Há painel de instrumentos combinando mostradores analógicos e TFT em todas as versões. A diferença entre elas está no tamanho da telinha, que é maior nas versões Altis, com 7". Nas demais, o visor tem 4,2".
Segurança e equipamentos
A nova linha Corolla agrada pelo nível de segurança. São sete airbags (frontais,laterais,- cortina e de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, além de câmera de ré, Isofi x, DLR e acendimento automático dos faróis. Central multimídia de oito polegadas, ar-condicionado e retrovisores elétricos também estão presentes já na versão de entrada GLI.
A XEI adiciona controle de velocidade de cruzeiro, modo de seleção de condução Sport, paddle shift, chave presencial, sistema de partida por botão, faróis de neblina dianteiros de LED e retrovisor interno eletrocrômico. A Altis é ainda mais segura graças ao Toyota Safety Sense, que inclui alerta de mudança de faixa, controle de velocidade adaptativo — que acelera e desacelera de acordo com a distância para o veículo à frente —, farol alto automático e assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual — e, se necessário, frenagem automática.
A versão adiciona também conjunto de iluminação total em Full-LED. Itens como ar automático bizona, banco do motorista com regulagem elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico, teto solar, sensor crepuscular e de chuva são de série na Altis 2.0, mas fazem parte do pacote Premium no caso da versão híbrida.
GLi 2.0L Dynamic Force Flex
- R$ 99.990
XEi 2.0L Dynamic Force Flex
- R$ 110.990
Altis 2.0L Dynamic Force Flex
- R$ 124.990
Altis Híbrido Flex
- R$ 124.990
Altis Híbrido Flex (Premium)
- R$ 130.990