Descoberta de pesquisadoras foi considerada revolucionária - Agência Brasil
Descoberta de pesquisadoras foi considerada revolucionáriaAgência Brasil
Por iG
Rio - Um documento do Ministério da Saúde obtido pela Folha de S.Paulo mostra que quatro estados e o Distrito Federal estão em transição para a fase de "aceleração descontrolada" da covid-19 . São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas são os locais que têm alta incidência de casos, assim como o DF.

Galeria de Fotos

Rio de Janeiro 03/04/2020 - Centro de Nova Iguaçu com o comércio fechado devido a pandemia da covid-19. Foto: Luciano Belford/Agencia O Dia Luciano Belford/Agência O Dia
Movimentação na Zona Portuária do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (25). Medidas como o isolamento social, fechamento de comércio e serviços não essenciais e restrição de circulação estão deixando as ruas vazias para evitar a propagação do novo coronavírus. kelly Duque/Agencia O Dia
Movimentação na Zona Portuária do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (25). Medidas como o isolamento social, fechamento de comércio e serviços não essenciais e restrição de circulação estão deixando as ruas vazias para evitar a propagação do novo coronavírus kelly Duque/Agencia O Dia
Movimentação na Zona Portuaria do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (25). Medidas como o isolamento social, fechamento de comércio e serviços não essenciais e restrição de circulação estão deixando as ruas vazias para evitar a propagação do novo coronavírus. kelly Duque/Agencia O Dia
Coronavírus - Movimento na Avenida Paulista Jorge Araujo/FotosPublicas

A análise faz parte do novo boletim epidemiológico do ministério que está previsto para ser divulgado neste sábado. O documento mostra que o Brasil ainda não tem testes e leitos suficientes para fase aguda da epidemia.
Este sábado é o 37º dia desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país. No documento a ser publicado, a pasta faz uma revisão da trajetória do vírus e reconhece gargalos diante de uma possível fase crítica.
Publicidade
Publicidade
O documento descreve quatro fases para a epidemia: localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle.

A avaliação da pasta é que nos quatro estado e no DF, a taxa de incidência já fica acima da nacional, que é de 4,3 casos por 100 mil habitantes. No Distrito Federal, já é quase o triplo: 13,2 casos a cada 100 mil habitantes.

Por isso, a pasta reforça a recomendação para que os estados mantenham medidas de distanciamento social. "Este evento representa um risco significativo para a saúde pública, ainda que a magnitude (número de casos) não seja elevada do mesmo modo em todas os municípios", aponta o ministério, que avalia o risco nacional como "muito alto".
LEIA MAIS: No Rio, Witzel pede à população para respeitar o isolamento social durante o fim de semana

Isso porque haverá uma insuficiência de insumos. De acordo com o documento, a rede atual de laboratórios é capaz de processar 6.700 testes por dia. No momento mais crítico da emergência, porém, serão necessários 30 mil a 50 mil testes por dia.

O ministério divulgou finalizar parcerias para ampliar a testagem e chegou a anunciar 22,9 milhões de testes. "No entanto, não há escala de produção nos principais fornecedores para suprimento de kits para pronta entrega nos próximos 15 dias."
Aprovação do presidente Bolsonaro caiu, enquanto a de Luiz Henrique Mandetta subiu - Marcello Casal JrAgência Brasil


Sobre os leitos de UTI e internação, a avaliação aponta que também não estão ainda "devidamente estruturados e em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia", que diz ainda que há "elevado risco para o SUS".

"E apesar de alguns medicamentos serem promissores, como a cloroquina associada à azitromicina, ainda não há evidência robusta de que essa metodologia possa ser ampliada para população em geral", informa.
Publicidade
O Ministério da Saúde recomenda aos estados que implementaram medidas de restrição de circulação mantê-las até que o suprimento de equipamentos e profissionais seja suficiente, conclui o documento.

Segundo a análise, medidas de restrição e distanciamento social têm ajudado a estruturar a rede de saúde "para o período de maior incidência da doença, que ocorrerá dentro de algumas semanas."