Com a técnica de 'deepfake', ministra aparece cantando paródia de música de Vittar - Reprodução/Youtube
Com a técnica de 'deepfake', ministra aparece cantando paródia de música de VittarReprodução/Youtube
Por IG - Último Segundo
Um vídeo que utiliza a técnica de deepfake e mostra a ministra Damares Alves, responsável pela pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Jair Bolsonaro, cantando uma paródia da música "Rajadão", de Pabllo Vittar, está divertindo as pessoas nas redes sociais.

Nas imagens, produzidas pelo jornalista Bruno Sarttori, que já divulgou outros vídeos musicais envolvendo integrantes do atual governo, Damares aparece falando sobre as quedas nos outros ministérios e alertando o presidente sobre um "eunuco infiel".

Além da ministra, a música traz participações do próprio Bolsonaro, dos ex-ministros Sérgio Moro, Nelson Teich, Luiz Henrique Mandetta, com trechos de falas reais, junto com atuações de dança de Damares, da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de Regina Duarte, ex-comandante da Secretaria de Cultura. 

O que é deepfake?

Esta é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas bastante realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. Em sua maioria, colocam pessoas famosas em situações inusitadas, mas que podem ser usadas também para divulgar conteúdo pornográfico ou difamatório, como nas chamadas "fake news".