O uso de novas tecnologias e mídias digitais em sala de aula foi o tema de seminário que se estendeu por três dias em Campos - Bárbara Lemos/Divulgação prefeitura de Campos
O uso de novas tecnologias e mídias digitais em sala de aula foi o tema de seminário que se estendeu por três dias em CamposBárbara Lemos/Divulgação prefeitura de Campos
Por O Dia
Campos — Um agitado dia de oficinas e atividades varias encerrou o II Seminário de Tecnologia e Mídias Digitais e a II Feira de Educação, Inovação e Tecnologias, na Universo. O ciclo de encontros discutiu, ao logo de três dias, novas possibilidades pedagógicas a partir dos usos de tecnologias entre outras questões da aplicação de novas plataformas no ensino em sala de aula. Mais de 730 professores e alunos de várias cidades da região participaram do evento.
Em uma sala repleta de professores, Beatriz Paes, da escola municipal Paulo Freire, trabalhou o tema “Do papel ao game”, usando um recurso já exercido com seus alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental: o aplicativo “Desenhe seu jogo”, e viu adultos ficarem tão surpresos quanto as crianças diante do resultado.
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“O aplicativo dá as instruções das cores a serem utilizadas para cada elemento: o chão, os obstáculos, os perigos. Depois do desenho pronto no papel, a gente tira uma foto e o programa introduz um personagem para ultrapassar aqueles desafios”, explicou Beatriz. “Os estudantes ficam maravilhados. Dizem que criaram o próprio ‘Mário’. A ideia era trabalhar com os alunos de quinto ano, mas deu tão certo que até os de Pré III também fizeram”, comemorou.
O uso de novas tecnologias e mídias digitais em sala de aula foi o tema de seminário que se estendeu por três dias em Campos - Bárbara Lemos/Divulgação prefeitura de Campos
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As professoras Lívia Guedes e Aline Tavares tiveram dificuldade de “passar de fase” com os jogos que elas mesmas criaram, mas aprovaram a iniciativa. “É dar protagonismo ao aluno, fazê-lo se sentir envolvido no processo. O professor funciona como um arquiteto cognitivo. É uma felicidade saber que isso está disponível na rede pública”, relata Lívia.
Durante o último dia, professores foram premiados por seus trabalhos inovadores em sala de aula. Uma das vencedores foi Zanandreia Soares, que explicou junto com Flávia Alves como projetar um holograma com material reciclado.
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“O seminário superou nossas expectativas, pela intensidade e interação com o público”, disse, satisfeita, Anna Karina Vieira de Azevedo, coordenadora dos laboratórios de tecnologias digitais da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte. “Os debates e as palestras promoveram a ampliação dos diálogos e a produção de conhecimentos acerca do uso das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. O evento contribuiu com a formação continuada de professores e demais profissionais da educação”.