Cartaz da campanha para cadastramento de doadores de medula óssea, em Campos - Divulgação
Cartaz da campanha para cadastramento de doadores de medula óssea, em CamposDivulgação
Por O Dia
Campos — Todos os anos, centenas de portadores de leucemias e doenças hematológicas graves ganham uma nova oportunidade de viver ao receberem um transplante de medula óssea. No entanto, esse número poderia ser bem maior se mais pessoas se cadastrassem como doadores, pois a probabilidade de um paciente encontrar um doador compatível não consanguíneo é baixa, e quanto mais cadastrados, maiores as chances. Nesta sexta e sábado, no Ciep da Lapa, será realizada mais uma Campanha para Cadastro de Doadores de Medula Óssea, das 8h às 16h.
Muitos voluntários vão auxiliar as equipes organizadora e médica no atendimento dos potenciais doadores. O procedimento para se cadastrar é indolor, tratando-se apenas da coleta de uma pequena quantidade do sangue, como num procedimento para exame regular.
Publicidade
A expectativa é de que sejam realizados mil cadastros nos dois dias da campanha. Segundo Michelle Barreto, técnica de laboratório do Hemocentro Regional de Campos, prefeituras de cidades vizinhas colocaram ônibus à disposição para trazer os interessados em aderir ao Registro Nacional de Doadores de Medula, o Redome.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e de outras doenças do sangue e do sistema imunológico. O paciente que precisa de transplante de medula tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe.
Publicidade
Paralelamente ao cadastramento de doadores de medula óssea, a Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro Regional de Campos também estará no local durante os dois dias, para captar doadores de sangue.
Quase cinco milhões de pessoas estão cadastradas no Redome.