Por

Diariamente vivemos uma experiência nova, estímulos, oportunidades. Como é possível saber se essas novidades vêm do Espírito Santo ou se deriva do espírito do mundo? A única forma é o discernimento. Este não requer apenas uma boa capacidade de raciocinar, é também um dom que é preciso pedir. Se o pedirmos com confiança a Deus e, ao mesmo tempo, nos esforçarmos por cultivá-lo com a oração, podemos crescer nessa capacidade espiritual.

Hoje em dia, é cada vez mais necessária a capacidade de discernimento, porque a vida atual oferece enormes possibilidades de distração. Sem a sapiência do discernimento, podemos facilmente nos transformar em marionetes.

O discernimento não é necessário apenas em momentos extraordinários, quando temos que resolver problemas graves ou quando vamos tomar uma decisão crucial, mas é um instrumento de luta, para seguir melhor o Senhor. É sempre útil, para sermos capazes de reconhecer os tempos de Deus e a sua graça, para não desperdiçarmos Suas inspirações, para não ignorarmos o Seu convite a crescer.

Trata-se de não colocar limites rumo ao máximo, ao melhor e ao mais belo, mas também se concentrar no pequeno, nos compromissos de hoje. Por isso, não podemos deixar fazer um sincero exame de consciência. Ao mesmo tempo, o discernimento nos leva a reconhecer os meios concretos que o Senhor predispõe para não ficarmos apenas pelas boas intenções.

Você pode gostar
Comentários