Por O Dia
Não tenho tempo. Não posso ir. Não posso estudar. Não posso cuidar melhor de mim nem dos meus. Não posso cultivar a espiritualidade. Não tenho tempo para ler. Não, não, não...
Será? Um dia vem a vida e vira tudo isso de cabeça para baixo. A vida tem todo o tempo do mundo. Se você está triste, talvez você esteja remoendo o passado; se você anda ansioso, é possível que seu pensamento esteja focado no futuro; mas se você está mais tranquilo, é bem provável que você esteja vivendo no presente. Esse é um ensinamento dos sábios. A criança está sempre no presente. Mas crescemos e perdemos essa sintonia.
Publicidade
Meditar é estar no aqui e no agora, não importa quando e onde. Na própria academia de ginástica ou no pilates podemos exercitar a meditação. É só fazer o exercício com a nossa atenção voltada para ele. Meditação é uma bênção que o mundo ocidental herdou do Oriente. Está em nosso alcance praticá-la. Uma vez um discípulo disse ao mestre que não tinha tempo para meditar. Então, o mestre respondeu: "Medite o tempo todo".
Dizer que não temos tempo ou condições para nos dedicarmos a algo, que pode ser muito importante para nós, costuma ser uma cilada que pregamos em nós mesmos. A vida tem sempre uma lição para nos ensinar e ela pode vir de várias maneiras. Mas virá. Saibamos ouvi-la o quanto antes.

Fernando Mansur: Radialista. Escritor. Professor. Graduado em Letras pela Universidade Católica de Minas Gerais (Ponte Nova). Mestre e doutor em Comunicação pela UFRJ. BLOG FM_FERNANDO MANSUR