A higiene nas orelhas e ouvidos deve ser feita uma vez por semana - Reprodução Internet
A higiene nas orelhas e ouvidos deve ser feita uma vez por semanaReprodução Internet
Por O Dia

Observar o comportamento dos nossos pets é fundamental porque é por meio dele que o animal se expressa, já que os bichos não falam. É através dele que percebemos se nossos peludos estão tristes, alegres ou até mesmo doentes.

Então, se seu cão começar a balançar muito a cabeça ou coçar as orelhas repetidamente, ele pode estar com otite, um dos males mais comuns que afetam a saúde auricular dos pets. Vermelhidão, excesso de cera e odor forte também são outros indicativos do problema e o veterinário deve ser consultado rápido.

Segundo Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, indústria farmacêutica especializada em saúde animal , o acúmulo de sujeira facilita o desenvolvimento de inflamações e infecções por fungos e bactérias que causam a otite nos cães. Por isso, diz Cabral, a limpeza auricular é de extrema importância.

Mas o veterinário faz um alerta: usar hastes flexíveis ou pinças pode não só machucar as orelhas, mas também empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido, agravando os riscos de inflamações auriculares.

Outro cuidado que se deve ter para manter a saúde auricular do pet é proteger muito bem os ouvidos deles no banho para evitar a entrada de água. É que a umidade facilita a proliferação de fungos e bactérias. Então, nessa hora, deve-se colocar sempre protetores ou um chumaço de algodão em cada orelha, além de secar muito bem a região depois.

Quem ama, cuida!

PRESENTE

Que tal ficar linda e ainda ajudar a causa animal? A Flor de Prata tem essa joia de conjunto de brinco e colar Patinha com zircônias cravejadas na prata 950 feitos sob medida. Para adquirir a peça é só acessar o site flordeprata.com.br ou, se quiser ajudar o Projeto Cão sem Fome, é só fazer o pedido pelo e-mail pedidoscaosemfome@gmail.com. 

INOVAÇÃO

O Paraíso dos Focinhos não para de inovar. A mais nova ação da ONG é a loja que acabou de abrir no Downtown, na Barra da Tijuca. São produtos incríveis como roupas de grife, peças com tema animal e muito mais. E tudo com precinho lá embaixo, e sabem por quê? Porque 100% da renda é revertida para o Paraíso continuar ajudando nossos peludos. Vai lá e ajude também a salvar essas vidas que tanto precisam de nós.

ARRAIÁ

A festa junina dos peludos da ONG Associação Quatro Patinhas está chegando. O evento acontecerá no próximo domingo, dia 22, no Clube de Regatas Boqueirão do Passeio, na Glória, Zona Sul, de 11h às 18h. A entrada é gratuita e liberada para os cães com identificação. Serão 40 expositores, com comida vegetariana e vegana, doces típicos, brincadeiras para as crianças, palestras e muito mais. Além disso, haverá a campanha de adoção de cães e gatos. Quem quiser contribuir com a causa é só doar jornais, caminhas, mantas, cobertas, comidas e produtos de higiene, entre outros. Rua Jardel Jércolis 50 - Glória. Mais informações no contato@quatropatinhas.com.br

ME LEVA?! 

Oi. Sou a Marieta e há dois meses fui resgatada pelos tios Randel e e Cris quase sem uma das minhas patinhas porque tomei uma facada. Sofri muito, mas eles cuidaram de mim e recuperei minha patinha. Estou castrada e pronta para ganhar um lar. Sou medrosa e desconfiada, por isso tenho que ser filha única. Estou te esperando no Centro de Reabilitação Pata Amiga. É só passar um zap zap: 98769-8215

CUIDADO

A leishmaniose visceral é uma zoonose grave. Saiba tudo sobre a doença no site da Vigilância Sanitária do Rio em rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/leishmaniose. Lá, também é possível informar sobre os casos.


 

 

Você pode gostar
Comentários