Planejar a viagem com antecedência é fundamental para não ter problemas durante as férias - Reprodução Internet
Planejar a viagem com antecedência é fundamental para não ter problemas durante as fériasReprodução Internet
Por O Dia
Os pets já são parte da família e, como tais, não podem ficar fora do programa mais familiar que existe: férias, principalmente as escolares. Confesso que tenho inveja (boa) de quem pode embarcar com seus peludos. Eu e meu marido viajamos sempre de férias, mas nunca levamos os nossos. São três, dois cães de porte médio e um gato. É muita despesa e a logística para três não é nada fácil.
Sim, porque transportar um animal, seja em viagem nacional ou internacional, requer uma série de cuidados e leis a serem cumpridas. É um programa divertidíssimo, mas muito sério. Mas, uma viagem com eles está nos nossos planos. Não desistimos.
Publicidade
Seja de carro, ônibus ou avião é preciso seguir algumas regras para viajar com os peludos com segurança - Reprodução Internet
Nesse link do Ministério da Agricultura, Pecurária e Abastecimento (Mapa) agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao, há há todas as informações sobre o transporte de animais de estimação. Mas o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, empresa focada em cuidados para animais de estimação, também dá várias dicas de como levar seu pet em uma viagem. Leia atentamente todas para que sua viagem não se transformar em férias frustradas.
Publicidade

AVIÃO 
Para quem pretende viajar de avião, a logística é um pouquinho mais complicada e a programação deve ser feita com antecedência de, no mínimo, três meses. Os trâmites variam de acordo com o destino da família e companhia aérea, principalmente para voos internacionais, alerta o especialista. No geral, é necessário o uso de caixas de transporte e microchips de identificação, porém ambos precisam atender às exigências do país de destino.
A caixa transportadora em veículos de passeio não é obrigatória, mas é a melhor opção para os gatos - Reprodução Internet
Publicidade
Também é fundamental estar com a vacinação em dia, e, em alguns casos, a imigração ainda pede exames que comprovem que o animal não está contaminado por raiva ou outras doenças. O ideal é se informar diretamente com a companhia aérea. Ah, e já existe até passaporte para cães e gatos, sabiam? Fofo, não?! O site do Mapa explica tudo sobre o documento.
 
Publicidade
CARRO
O uso da caixa transportadora dentro dos veículos de passeio não é obrigatória, mas é a melhor opção para os gatos que costumam ficar agitados nesses momentos atípicos. Já viajei com Chico, meu gato, sem ela e foi um horror. Nunca mais!
Uma das dicas de Morais é deixar a caixa transportadora aberta pelo menos um dia antes da viagem em um local onde o gato possa entrar e se acostumar com aquele ambiente. Isso faz com que ele perca o medo e não se recuse a entrar nela antes da viagem. Eu peno para colocar Chico quando temos que usá-la. Outra dica é prender a caixa com o cinto de segurança, para evitar que o animal se machuque com o movimento do carro.
Publicidade
Para quem tem cachorro a recomendação é mantê-lo preso para não se machucar e nem causar acidente - Reprodução Internet
Para quem tem cachorro a recomendação é manter o animal preso, de forma que ele não possa distrair o dono e até pular para os bancos da frente, causando um acidente. Há cintos de segurança, cadeirinhas e caixas próprias para eles no mercado. O tipo a ser usado vai depender do porte do peludo. O veterinário recomenda, ainda, baixa ingestão de líquidos pelos animais, para evitar vômitos.
Publicidade
 
ÔNIBUS
Cada empresa pode definir as suas regras, por isso é necessário entrar em contato com a companhia na qual vai viajar para não correr risco de perder a viagem.
Publicidade
 
FILHOTES E IDOSOS
Independente do meio de transporte, filhotes que ainda não tomaram todas as doses das vacinas não podem viajar, e com os animais idosos é preciso ter uma atenção especial. O ideal é fazer uma visita ao veterinário e pedir exames que atestem a saúde do bichinho. E Morais faz um alerta: pets muito idosos ou com problemas cardiorrespiratórios não devem viajar, a não ser que não seja possível evitar a viagem.

Siga as dicas de viagem com os pets e boas férias!
Publicidade
 
TUDODVET TEM KEFIR PARA PETS 
Publicidade
A Tudodvet lançou Kefir para pets - Divulgação
Kefir, o probiótico que conquistou os humanos, chegou à mesa, ou melhor, aos potes dos pets pela farmácia de manipulação Tudodvet. Kefir, que signifca bem estar, tem milhares de anos e traz benefícios como melhorar a saúde gastrointestinal e prevenir o aparecimento de alergias. O produto é certificado e está disponível em vários sabores. É livre de sal e açúcar ou qualquer outro tipo de tempero. Saiba mais em tudovet.com.br
Publicidade
 
TEM PELUDO ESPERANDO POR UM LAR
Publicidade
O Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, promove no próximo sábado, a tradicional Feira de Adoção de Animais. A entrada é gratuita, e acontecerá das 15h às 19h, na portaria principal do estabelecimento. O evento será uma oportunidade, também, para todos conhecerem a loja Pet Social, e a Praça de Alimentação Pet Friendly. A feira é uma parceria com o Projeto Entre Pegadas. Rua Maria Soares Sendas 111.
 
Publicidade
PASSEIO AO AR LIVRE E DE GRAÇA
A DogHero (doghero.com.br), plataforma de serviços para cães da América Latina, que conecta pais de cachorro a passeadores e anfitriões que hospedam cães em casa, listou cinco lugares para passear com os peludos no Rio. Todos em áreas abertas e de graça! Programa ótimo para fazer 'aumigos'. Praça Edmundo Bittencourt, em Copacabana; e na orla da praia de mesmo nome; Parcão da Lagoa; Parque Guinle, em Laranjeiras; e Campinho, na Barra.
Publicidade
 
ME LEVA?!
Publicidade
Pingado tem 2 meses e está à espera de um lar - Divulgação
Oi. Me chamo Pingado, tenho 2 meses aproximadamente. Já estou com a primeira dose da vacina e vermifugado. Serei castrado assim que for possível. Fui retirado de um bar onde eu ficava vagando e agora estou com a Lara esperando por um lar definitivo: 98552-8642.


Programe-se. O WWF-Brasil, em conjunto com uma série de organizações socioambientais brasileiras, está apoiando e participando da edição 2019 da campanha "Um Dia no Parque", que acontecerá no próximo dia 21. O programa é voltado para a promoção, conhecimento e valorização das unidades de conservação brasileiras. Mais em wwf.org.br.