A vacinação é a única maneira que temos de proteger os pets das doenças - Reprodução Internet
A vacinação é a única maneira que temos de proteger os pets das doençasReprodução Internet
Por O Dia
Como noticiei na última sexta-feira, por falta de vacina contra a raiva no Rio não terá a campanha nacional de vacinação gratuita antirrábica em animais esse ano. Mas, vocês sabiam que existem vários tipos de vacina que os pets devem tomar e não apenas a contra a raiva?
Rogério Lobo, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do RJ (Anclivepa-RJ) alerta que a vacinação é a única maneira que temos de proteger nossos pets contra doenças virais e bacterianas. Segundo ele, a eficácia delas é de 98%.
Publicidade
Vacinas para gatos são diferentes das de cachorros - Internet
Os pets devem começar a ser imunizados ainda filhotes, mas o período de aplicação é diferente para cães e gatos, assim como os tipos de vacinas. Mas a raiva é comum ambos.
No cão, elas devem começar a ser aplicadas a partir de 45 dias de nascido. Eles têm que tomar polivalente, que são a óctupla (protege da cinomose e outras doenças), e a décupla (que imuniza também contra a leptospirose). Já a de traqueobronquite protege contra a gripe. Após a primeira dose da polivalente, são necessárias mais duas com intervalo de 30 dias entre elas. A antirrábica é a partir dos 4 meses.
Publicidade
Já os gatos, têm que começar a serem imunizados com 60 dias de nascidos eles têm que tomar a quádrupla ou quíntupla e a antirrábica também. Após 30 dias da primeira dose da quádrupla (contra (rinotraqueite e outras doenças) a quíntupla (protege da Felv, a leucemia felina). Após essas primeiras doses, é feita uma nova aplicação que funciona como reforço. Nesse período, também é dada a antirrábica.
E, tanto para gato quanto cachorro, é preciso reforçar as vacinas um ano após a primeira dose. Depois disso, Lobo aconselha uma conversa com o veterinário do pet para saber qual será o calendário de vacinação que ele recomendará para seu peludo, já que esse cuidado deve ser individual respeitando os riscos de exposição à doenças aos quais cada animal está sujeito.
Publicidade
Pets devem começar a ser vacinados ainda filhotes - Internet
E é preciso ficar atento após as aplicações porque as vacinas podem causar reações, como explica o presidente da Anclivepa. Dor e inchaço no local da aplicação e, em casos raros, reações alérgicas, são alguns dos sintomas. Caso isso ocorra, leve o animal ao veterinário que aplicou a vacina.
E nunca é demais lembrar: sem as vacinas, os peludos podem morrer, se adquirirem alguma doença para qual não foram vacinados.
Publicidade
Ah, e tenha sempre a carteira de vacinação em dia a em mãos.

Publicidade
SEU GATO É SEU MELHOR COACH
'Agir e pensar como um gato' está à venda nas principais livrarias e e-commerce - Divulgação
Publicidade
Ao observar Ziggy, seu gato, Stéphane Garnier começou a perceber que muitas coisas que fazia sem ter vontade, muita gente com quem convivia e nada tinha a lhe acrescentar, muito estresse e energias negativas que trazia para casa. Foi quando Ziggy caminhou pela sua mesa de trabalho, deitou sobre o teclado do computador e não parava de mordiscar a tampa da caneta, que Stéphane entendeu que ele estava querendo lhe transmitir uma mensagem: que tal viver como um gato, que é livre, honesto, carismático, nobre, independente. Temos muito a aprender com eles. Saiba como em 'Agir e pensar como um gato' à venda pelo e-commerce e nas principais livrarias!
 
Publicidade
 
VACINAS A PREÇOS POPULARES NA SUIPA
Publicidade
Com o objetivo de dar segurança e condições dignas de atendimento às pessoas e aos animais em situação de rua, a deputada Rosane Félix (PSD) apresentou à Alerj o Projeto de Lei 1076/2019 que permite abrigado levar o animal de estimação de pequeno e médio porte para instituições de acolhimento.
 
Publicidade
ABRIGADOS E PETS JUNTOS E SHALLOW NOW
Por falar m vacina, a Suipa aplica a antirrábica e a déctupla a preços populares e até parcela o pagamento no cartão. Além de imunizar seu pet, você ainda faz uma boa ação ajudando o abrigo. Av. Dom Hélder Câmara 1801, Benfica (RJ). Aberta das 8h às 14h.
Publicidade
 
ME LEVA?!
Publicidade
Cristal está para adoção no Centro de Reabilitação Pata Amiga - Divulgação
Oi, sou a Cristal, tenho dois meses. Não sou um bebê fofo?! Adoro um colinho. Quer me dar um definitivo? É só mandar e-mail para crpataamiga@gmail.com do Centro de Reabilitação Pata Amiga, dos tios Randel e Chris.
Publicidade
 
PET FRIENDLY. O SuperPrix da Barra e de Ipanema, no Rio, agora são pet friendly e tem a "Parada do cãozinho", com sombra e água fresca para os donos deixarem os peludos durante as compras. R. Bruno Giorgi 114 (Barra) e R. Visconde de Pirajá 274.