É o Bicho
Coluna
É o Bicho
Com Maria Inez Magalhães - minez@odia.com.br

Vacinar os pets é o melhor 'remédio' contra doenças que podem até matar os peludos

Cães e gatos devem começar a ser imunizados ainda filhotes, mas o período de aplicação é diferente para ambos, assim como os tipos de vacinas. Mas a antirrábica é comum aos dois

Por O Dia

A vacinação é a única maneira que temos de proteger os pets das doenças
A vacinação é a única maneira que temos de proteger os pets das doenças -
Como noticiei na última sexta-feira, por falta de vacina contra a raiva no Rio não terá a campanha nacional de vacinação gratuita antirrábica em animais esse ano. Mas, vocês sabiam que existem vários tipos de vacina que os pets devem tomar e não apenas a contra a raiva?
Rogério Lobo, presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do RJ (Anclivepa-RJ) alerta que a vacinação é a única maneira que temos de proteger nossos pets contra doenças virais e bacterianas. Segundo ele, a eficácia delas é de 98%.
Vacinas para gatos são diferentes das de cachorros - Internet
Os pets devem começar a ser imunizados ainda filhotes, mas o período de aplicação é diferente para cães e gatos, assim como os tipos de vacinas. Mas a raiva é comum ambos.
No cão, elas devem começar a ser aplicadas a partir de 45 dias de nascido. Eles têm que tomar polivalente, que são a óctupla (protege da cinomose e outras doenças), e a décupla (que imuniza também contra a leptospirose). Já a de traqueobronquite protege contra a gripe. Após a primeira dose da polivalente, são necessárias mais duas com intervalo de 30 dias entre elas. A antirrábica é a partir dos 4 meses.
Já os gatos, têm que começar a serem imunizados com 60 dias de nascidos eles têm que tomar a quádrupla ou quíntupla e a antirrábica também. Após 30 dias da primeira dose da quádrupla (contra (rinotraqueite e outras doenças) a quíntupla (protege da Felv, a leucemia felina). Após essas primeiras doses, é feita uma nova aplicação que funciona como reforço. Nesse período, também é dada a antirrábica.
E, tanto para gato quanto cachorro, é preciso reforçar as vacinas um ano após a primeira dose. Depois disso, Lobo aconselha uma conversa com o veterinário do pet para saber qual será o calendário de vacinação que ele recomendará para seu peludo, já que esse cuidado deve ser individual respeitando os riscos de exposição à doenças aos quais cada animal está sujeito.
Pets devem começar a ser vacinados ainda filhotes - Internet
E é preciso ficar atento após as aplicações porque as vacinas podem causar reações, como explica o presidente da Anclivepa. Dor e inchaço no local da aplicação e, em casos raros, reações alérgicas, são alguns dos sintomas. Caso isso ocorra, leve o animal ao veterinário que aplicou a vacina.
E nunca é demais lembrar: sem as vacinas, os peludos podem morrer, se adquirirem alguma doença para qual não foram vacinados.
Ah, e tenha sempre a carteira de vacinação em dia a em mãos.

SEU GATO É SEU MELHOR COACH
'Agir e pensar como um gato' está à venda nas principais livrarias e e-commerce - Divulgação
Ao observar Ziggy, seu gato, Stéphane Garnier começou a perceber que muitas coisas que fazia sem ter vontade, muita gente com quem convivia e nada tinha a lhe acrescentar, muito estresse e energias negativas que trazia para casa. Foi quando Ziggy caminhou pela sua mesa de trabalho, deitou sobre o teclado do computador e não parava de mordiscar a tampa da caneta, que Stéphane entendeu que ele estava querendo lhe transmitir uma mensagem: que tal viver como um gato, que é livre, honesto, carismático, nobre, independente. Temos muito a aprender com eles. Saiba como em 'Agir e pensar como um gato' à venda pelo e-commerce e nas principais livrarias!
 
 
VACINAS A PREÇOS POPULARES NA SUIPA
Com o objetivo de dar segurança e condições dignas de atendimento às pessoas e aos animais em situação de rua, a deputada Rosane Félix (PSD) apresentou à Alerj o Projeto de Lei 1076/2019 que permite abrigado levar o animal de estimação de pequeno e médio porte para instituições de acolhimento.
 
ABRIGADOS E PETS JUNTOS E SHALLOW NOW
Por falar m vacina, a Suipa aplica a antirrábica e a déctupla a preços populares e até parcela o pagamento no cartão. Além de imunizar seu pet, você ainda faz uma boa ação ajudando o abrigo. Av. Dom Hélder Câmara 1801, Benfica (RJ). Aberta das 8h às 14h.
 
ME LEVA?!
Cristal está para adoção no Centro de Reabilitação Pata Amiga - Divulgação
Oi, sou a Cristal, tenho dois meses. Não sou um bebê fofo?! Adoro um colinho. Quer me dar um definitivo? É só mandar e-mail para crpataamiga@gmail.com do Centro de Reabilitação Pata Amiga, dos tios Randel e Chris.
 
PET FRIENDLY. O SuperPrix da Barra e de Ipanema, no Rio, agora são pet friendly e tem a "Parada do cãozinho", com sombra e água fresca para os donos deixarem os peludos durante as compras. R. Bruno Giorgi 114 (Barra) e R. Visconde de Pirajá 274.

Galeria de Fotos

A vacinação é a única maneira que temos de proteger os pets das doenças Reprodução Internet
Vacinas para gatos são diferentes das de cachorros Internet
Vacinas para gatos são diferentes das de cachorros Internet
Pets devem começar a ser vacinados ainda filhotes Internet
'Agir e pensar como um gato' está à venda nas principais livrarias e e-commerce Divulgação
Cristal está para adoção no Centro de Reabilitação Pata Amiga Divulgação

Comentários