Alunos da rede municipal interagem com a mascote Bella - Divulgação
Alunos da rede municipal interagem com a mascote BellaDivulgação
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
Rio - Os animais, agora, fazem parte do currículo das escolas do município. É que começa nesta segunda-feira o projeto "Bichinho de Estimação", programa educacional de conscientização e educação sobre maus-tratos, abandono animal e guarda responsável da Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Até a próxima quinta-feita 116 escolas da 10ª Crer estarão envolvidas na semana da proteção animal, que tratará dos cuidados necessários aos animais, tanto os de estimação quanto os comunitários. Uma equipe da Subem, composta de protetores, veterinários e voluntários, vai percorrer as escolas desenvolvendo esse tema com palestras e atividades pedagógicas.

O intuito é levar à percepção de que os animais são seres sencientes, capazes de sensações e sentimentos, e de que seus direitos devem ser garantidos pelo Estado e respeitados por todos.
Zona Oeste lidera ranking de maus-tratos
Publicidade
A Subem vem mapeando as áreas do município com o maior índice de abandono, e, segundo os registros do 1746, a Zona Oeste, com 40% das chamadas recebidas, vem liderando o ranking. Em segundo lugar, com 20%, está a Zona Norte. Por isso, a prefeitura vai iniciar o projeto pelas regiões das 10ª, 09ª e 08ª Crer, estendendo-o em seguida a toda rede de ensino, incluindo a privada.

Para o subsecretário da Subem, Roberto de Paula, só a educação pode livrar os animais dos maus-tratos e abandono.

"Precisamos combater a desinformação em relação ao abandono e maus-tratos de animais em nossa cidade, e só conseguiremos isso através da educação. Desde que cheguei à pasta venho trabalhando essa questão do abandono, e para diminuir esses números é preciso duas coisas: educação para a sociedade e castração para os animais", disse o subsecretário revelando que serão abertas outras unidades de saúde veterinária.
Projeto 'Bichinho de Estimação' realiza atividades pedagógicas de conscientização na rede municipal de ensino - Divulgação
"Em breve vamos inaugurar mais unidades de saúde veterinária para a população poder castrar seus animais com segurança. Ainda nesse mês, vamos inaugurar uma unidade em Campo Grande e no mês que vem outra em Bangu. Aproveito para dizer que estou muito feliz de iniciar esse projeto em conjunto com a Secretaria de Educação e agradeço a secretária Talma pela parceria. Tenho certeza que esse projeto dará bons frutos", espera De Paula.

A secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, destaca que esta parceria é fundamental para dar maior alcance ao programa.

"A educação é a base do conhecimento e trabalhamos sob diversos prismas para tornar nossos alunos cidadãos cada vez mais plenos e conscientes. Os cuidados com todos os seres vivos são importantes. Temos uma rede de grande capilaridade, com 1.540 unidades escolares e cerca de 650 mil alunos. Vamos impulsionar esta campanha de forma muito positiva", afirmou Talma.
Como será o projeto

Os alunos do Ensino Fundamental I participarão de atividades lúdicas, com imagens, vídeos e desenhos sobre os cuidados com os animais. Após esse conteúdo, eles desenvolverão trabalhos de artes, como desenhos e colagens, demonstrando o que observaram em suas casas e comunidades.

Já os do Ensino Fundamental II participarão de um debate sobre bem-estar e direitos dos animais, onde serão exibidos vídeos, fotos e conteúdos legislativos sobre a Lei 6435/2018. Após esse conteúdo, eles farão redações com os temas "Como vivem os animais do meu bairro?" e "O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida deles?".
Publicidade
Projeto 'Bichinho de Estimação' realiza atividades pedagógicas de conscientização na rede municipal de ensino - Divulgação
O projeto ainda contará com a visitação dos alunos ao Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, para que eles possam ter contato com animais que foram abandonados por seus tutores. O CPA/Fazenda Modelo abriga cerca de 800 animais, todos vítimas de abandono e maus-tratos.