cachorro em casa - Divulgação
cachorro em casaDivulgação
Por Larissa Sant'Ana

Com a pandemia de coronavírus, a principal recomendação é não sair de casa. Mas quem tem um cachorro sabe como a quarentena pode ser complicada. O ideal é garantir o gasto de energia dentro de casa, incentivando brincadeiras e estimulando o cognitivo do cão. Isso pode ser feito com diferentes tipos de brinquedos, e durante a alimentação - que deve seguir mesma quantidade e horários. Colocar a ração em mordedores recheáveis ou usar os grãos como recompensas para o treinamento de comandos básicos como "vem", "fica" e "senta" são formas de estimular o cão. Porém, é importante que após a alimentação o bicho não faça atividades para evitar a torção gástrica. Para os cães que só fazem suas necessidades na rua, o passeio é inevitável, afinal, não é em poucos dias que eles vão aprender onde fazer xixi e cocô dentro de casa. O ideal é que o passeio seja rápido (apenas para as necessidades) e perto de casa, em locais sem aglomeração. Além disso, evitar que pessoas da rua passem a mão no animal é importante, ainda que não seja comprovado que o transporte do vírus possa ser feito no pelo. Na volta para casa, dono e bicho devem passar por um processo de higienização.

Funcionamento dos atendimentos veterinários
Gato no veterinário
Gato no veterinárioDivulgação
Publicidade
Muitos estabelecimentos estão fechando as portas por causa das medidas de restrição para evitar contaminação do covid-19. No caso de clínicas veterinárias, alguns casos não podem esperar. Para evitar ao máximo a proliferação do vírus, o Conselho Federal de Medicina Veterinária faz algumas recomendações: apenas um dono deve acompanhar o bicho na consulta, evitando aglomerações; visitas a bichos internados não são indicadas; serviços ou consultas que não são de urgência devem ser reprogramadas. Consultas a distância continuam proibidas. Antes de sair de casa para atendimento emergencial, entre em contato com a clínica ou hospital.
Publicidade
Chegada do outono
Na meia-estação, os donos de bichos devem se preocupar com doenças como gripe canina, rinotraqueíte felina e ressecamento dos olhos. Manter a vacinação em dia e usar colírios é importante.
Publicidade
Dia da Saúde Bucal
Publicidade
Na última sexta-feira, dia 20, foi o Dia da Saúde Bucal e vale lembrar que os bichos também devem escovar os dentes para evitar doenças como tártaro e periodontite.
Você pode gostar
Comentários