Stephanie Viegas - Divulgação
Stephanie ViegasDivulgação
Por O Dia
Stephanie Viegas não sabe seu peso, suas medidas e também não acredita em um corpo ideal. Cheia de curvas, a digital influencer incentiva os seus 2 milhões de seguidores a terem hábitos saudáveis, mas isso não significa necessariamente emagrecer.

"De vez em quando eu faço desafios para minhas seguidoras, como: quem bebeu bastante água hoje, quem fez exercícios, quem comeu bem. A gente, como influenciadora, tem que ajudar as pessoas a serem mais saudáveis. Não necessariamente fazer dieta ou emagrecer. As pessoas nunca me respondem que eu as ajudei a perder peso, e sim a ter hábitos saudáveis", pontua a publicitária.

Apesar de treinar quase todos os dias, a blogueira sem blog, como se intitula em sua conta no Instagram, sabe que nem todas as mulheres têm esse privilégio. "Eu treino quase todos os dias da semana. Eu malho com personal de 4 a 5 dias na semana e durante dois dias eu tento fazer cardio. Não é uma questão de obrigação, eu faço porque gosto. É um hábito meu. Tenho um apoio de um profissional e um horário livre, já que meu trabalho me dá certa flexibilidade de horário. Mas em nenhum momento eu quero oprimir uma mulher com frases do tipo: 'Se eu treino cinco vezes por semana, qualquer uma consegue'. Não, isso não é verdade. Ela pode chegar tarde do trabalho, muitas precisam cuidar do filho pequeno e por aí vai. Eu tenho muita liberdade na minha vida profissional de poder treinar nesses dias", disse a musa, que revela que estar rotina fitness é prazeroso.

"Para mim, se tornou um hábito. Mesmo nos dias que eu trabalho o dia inteiro, eu treino no primeiro horário. Nem que eu acorde 5 da manhã. Eu sou uma pessoa bem focada e bem regrada. Também treino com um personal, o Tadeu, um ótimo profissional que está comigo há mais de dois anos. O bom é  que ele sabe os limites e os exercícios corretos. Eu gosto deste hábito de ir à academia, faço por prazer. Quando você começa a ir todos os dias, cria uma rotina e já não é um esforço. Para mim é um efeito dominó: quando treino bem, me alimento bem, logo, estou mais ativa, mais bem disposta. Vira um combo", conta a beldade.

Viegas faz reeducação alimentar. Ela não acredita em dietas. "Só funciona no curto prazo. Já a reeducação é para vida toda. Eu, hoje, não como mais carne de boi, frango e porco. Eu tenho lidado muito bem. Com ajuda do meu profissional, consigo substituir essas proteínas", pontua a modelo, que quando questionada sobre qual é sua dieta, diz que a alimentação deve ser individual. "Cada corpo tem uma necessidade. A alimentação é personalizada. Tudo depende dos objetivos".

Stephanie não priva de nada e, de vez em quando, come o que sente vontade. "Eu como besteiras quando eu tenho vontade. Eu não escondo isso dos meus seguidores. Meu nutricionista mesmo acredita que não adianta proibições. Eu tento incentivar as pessoas a comerem melhor porque a vida realmente melhora, a gente rende mais. Eu penso que 99% da alimentação precisa ser de qualidade, isso inclui até no fim de semana. E quando estiver em um encontro social ou com muita vontade", pondera.

Ste Viegas, como é conhecida no Instagram, também faz procedimentos estéticos. "A maioria focada em flacidez, pois eu tive sobrepeso na adolescência e, devido a isso, ainda tenho excesso de pele no meu corpo. Isso não me incomoda, nem afeta meu dia a dia, mas a gente tá sempre procurando melhorar", afirma.

Apesar de tudo isso ela não acredita em corpo perfeito, nem acha que um padrão deva ser ditado pela sociedade. "Eu não acredito em perfeição. Não sei meu peso e minhas medidas. Dizer que a pessoa tem que ter um peso condizente com a altura, limita muito. Muitas vezes uma mulher que está cheia de curvas tem o corpo mais bonito que uma que é muito magra. Tudo depende de como se sente bem. Eu acredito que o ideal é a gente se sentir bonita quando coloca uma roupa ou um biquíni e se sente bem. Sem rótulos e padrões”, finaliza a digital influencer.