Matheus Ribeiro - Divulgação/Record TV
Matheus RibeiroDivulgação/Record TV
Por O Dia
Parece que Matheus Ribeiro, novo apresentador do 'DF Record', não conseguiu estrear sem se envolver em uma nova polêmica. O jornalista foi anunciado pela RecordTV como novo contratado na tarde desta sexta-feira (24), e horas depois de revelar seu novo âncora, a emissora comunicou que Luiz Carlos Braga, antigo titular do telejornal, seria desligado sob a alegação de contenção de gastos.
Braga estava na emissora há 12 anos e se dividia nas funções de editor chefe e âncora do 'DF Record'. Antes de ser demitido, ele havia recebido convite para ser comentarista do 'Jornal da Record' em Brasília, mas o convite não durou nem duas horas e o jornalista foi informado sobre seu afastamento. Não se passaram nem 24 horas da decisão do canal e uma carta aberta elaborada pela redação de jornalismo da RecordTV Brasília, em solidariedade a Luiz Carlos Braga, que foi enviada à diretoria da emissora, veio a público.

"Nós, da Redação da Record Brasília, viemos por meio desta carta manifestar irrestrito apoio ao jornalista Luiz Carlos Braga, arbitrariamente desligado da emissora por ordens superiores. A diretoria desta casa optou por escantear uma carreira de três décadas e ilibada reputação, além de incontáveis prêmios, em prol de uma contratação cuja única relevância curricular é a sua orientação sexual.
Publicidade
Antes de ser desligado, Braga havia sido convidado para o posto de analista do Jornal da Record. E, sem nenhum motivo justificável, o convite virou uma demissão unilateral. O motivo? Suposta redução de custos. Algo que, claramente, não condiz com a realidade, tendo em vista as mudanças que se avizinham. Essa Redação, em grande parte, teve o privilégio de conviver com Luiz Carlos Braga por doze maravilhosos anos.
Perde a emissora, ao trocar o certo pelo duvidoso, e perdemos nós. Perdemos o convívio de alguém respeitoso, atencioso, leal e de caráter e reputação ilibadas.
Braga nunca precisou de atenção midiática para ter relevância e nunca usou de sua orientação sexual para benefício próprio. Nada temos contra o novo apresentador do DF Record. Mas temos, e muito, a reclamar da maneira inadequada da qual um dos profissionais mais prestigiados da história do telejornalismo do Distrito Federal foi desligado.

Luiz Carlos foi trazido a RecordTV enquanto gozava de grande prestígio na Rede Globo como apresentador do Bom Dia Brasil, no qual esteve à frente por dois anos. Na emissora carioca também fez parte da equipe do dominical Fantástico."
Publicidade
Matheus Ribeiro ganhou visibilidade ao participar de uma apresentação do esquema de rodízio na comemoração de 50 anos do Jornal Nacional, mas tal feito foi abafado após o jornalista assumir publicamente sua orientação sexual e ser alvo de matérias que destacavam mais sua sua vida pessoal do que seus feitos como profissional. Antes de ir para RecordTV de Brasília, Matheus havia se envolvido em outra polêmica ao se desligar de seu antigo emprego na TV Anhanguera, afiliada da rede Globo em Goiânia, por não se sentir respeitado como profissional. Na ocasião, Matheus se valeu do mesmo recurso utilizado pelos profissionais da RecordTV Brasília e fez uma carta aberta à sua antiga empresa alegando sofrer perseguição dentro da emissora.
É climão que fala?