Regina Duarte - Deividi Correa
Regina DuarteDeividi Correa
Por O Dia
Regina Duarte foi alvo de muitas críticas após a polêmica entrevista dada na última quinta-feira (7) a Daniel Adjuto, na CNN Brasil. Os colegas de profissão da secretária de Cultura do governo Bolsonaro foram até a página dela no Instagram dizer o que pensam sobre seu depoimento. Confira:
Anitta: "Vejo que a senhora me segue aqui no Instagram e gostaria de dizer algo como cidadã. Assisti sua entrevista na CNN e já vi em alguns lugares que não foi combinado uma entrevista ao vivo etc e etc, mas, falando como artista que já passou por isso algumas vezes (se é que realmente foi isso), acho que haveria mil outras formas de se pronunciar sem ser grosseira com os demais. Uma pessoa que aceita assumir a secretaria de cultura está aceitando trabalhar para o povo, isso significaria escutar TAMBÉM os lados que pensam diferente da senhora e colocar sua posição sobre a questão. Se recusar a ouvir uma opinião contrária logo depois de enaltecer os tempos de ditadura me causa muito medo. Até porque eu e muitos dos meus amigos seríamos os primeiros censurados caso esse regime voltasse ao Brasil e nós continuássemos no exercício do nosso trabalho. Gostaria de dizer que a cultura no Brasil vai muito além do ballet clássico, das orquestras sinfônicas e dos livros de poesia (que também são incríveis e tem seu imenso valor). Governar apenas para os que te causam afeição não é governar para o povo. Não seria mais inteligente responder com calma e sabedoria o que tem sido feito pela classe cultural em virtude dos acontecimentos do covid 19? Aliás, o que tem sido feito? Todas as prefeituras do Brasil possuem verbas de entretenimento para o povo. Agora, que não estão sendo utilizadas, pra onde está indo esse dinheiro? A senhora não poderia tentar fazer com que ele estivesse indo para os trabalhadores da indústria que estão sofrendo com o momento? Por mais que a senhora não tenha medo do vírus, não deveria trabalhar também para os que têm e estão levando a situação a sério? Seu cargo só governa para quem pensa semelhante à senhora? E as famílias que perderam parentes com a doença? Como se sentiriam ouvindo um depoimento de quem faz pouco caso do momento? Onde está a empatia? Meu intuito aqui não é insultar e sim questionar".
Publicidade
Alice Wegman: "Li que a senhora também me segue aqui e espero que essa mensagem chegue até aí. Não anule todo o seu talento, Regina. Tudo o que fez de bom pro nosso país tempos atrás vai ser esquecido por essas declarações que a sra está dando. É uma pena. Sinto uma tristeza imensa. Espero que, se ainda restar algo de bom dentro da sra, a sra ajude a classe que já pertenceu algum dia. E sabe que tem muitos artistas, técnicos que trabalham MUITO, SIM, e que nesse momento estão passando necessidade e, SIM, precisam de você. Você vem provando ser o contrário do que um artista é. Somos humanos, sensíveis, queremos criar, transformar, apontar a beleza do mundo, sonhar, agir e mudar. A senhora não tem feito nada. E quando faz, faz de forma extremamente deselegante e com má intenção. Eu sinto muito, odeio ter que dizer coisas ruins às pessoas. Mas são as verdades que me cabem. É pena ser tarde demais".
Juliano Laham: "Profundas decepções. Que vergonha te ver nesse cargo! Um grande desastre eu diria".
Publicidade
Guilherme Weber: "A senhora não é um adulto funcional, né? A entrevista hoje mostrou isso. Profundo descolamento da realidade! Sempre ouvi lhe chamarem de louca. Eu achava que era alguma classificação punitiva para uma atriz que eu acreditava libertária. Acho que eu confundia seu enorme talento com esta condição da chamada 'loucura romântica e libertária dos artistas'. E segui admirando seu talento de atriz, a despeito da senhora ser uma ruralista furiosa, dos seus medos oportunistas. Mas a comprovação hoje do seu alinhamento integral com o governo Bolsonaro e o desprezo que a senhora demonstrou pela classe a que um dia pertenceu foi triste e profundo. Não aceito mais que a chame de louca. Pois como escrito em Hamlet, 'Há método em sua loucura'".
Valesca Popozuda: "Não perca seu tempo, secretária, tentando fazer um papel desses na vida, deixe isso para a arte, não é possível que pra senhora a ditadura mereça ser enaltecida. Sabia que o funk também é cultura ? Existe planos para atender toda classe de artistas ou está segmentado apenas para quem concorda com o governo ? Não seja secretaria somente de uma classe, represente a todos de forma igual. Fica aqui minha humilde opinião : Trabalhe para todos, humildade sempre e muito conhecimento de todos os tipos de culturas seja ela da classe A ou C, ok?".
Publicidade
Tico Santa Cruz: "A senhora não deve ter noção do que se tornou! Talvez quando sair desse transe e olhar o papel que fez, terá vergonha pra sempre! Sua biografia está suja, com palavras de desprezo pela arte, pelas vidas humanas e em apoio a regimes autoritários, ditaduras, torturas e morte! Não sei como consegue dormir! E tenho muita pena de sua família, de seus filhos e netos. Hoje a senhora é a imagem da pobreza de espírito e da falta de humanidade que representa o Governo ao qual a senhora deploravelmente serve! Que final de vida e de carreira triste, para que um dia foi a 'namoradinha do Brasil'! Lamento por sua alma"