Sabrina Sato no Tik Tok - Reprodução
Sabrina Sato no Tik TokReprodução
Por O Dia
Parece que o aplicativo Tik Tok, que é gringo, não curte muito respeitar as leis brasileiras e até aí, a  gente finge que entende. Mas a coluna ficou chocada ao saber que influenciadores e famosas, acostumadas às nossas regras, estão acobertando essa prática de driblar as normas nacionais.
Nomes como Sabrina Sato, Giovanna Ewbank e Rafa Kallimann, por exemplo,  anunciam o aplicativo nas sua respectivas lives, só que em nenhum momento deixam claro que aquilo se trata de uma propaganda. Como nas transmissões sempre aparece algum membro da família, o público não percebe que existe ali um fundo comercial para divulgar o app.
Publicidade
Em seu código de ética, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o Conar, estabelece no artigo 28 que um anúncio "deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação". Então, propaganda disfarçada não pode, minha gente!
Alô alô, Conar (se é que alguém do órgão lê esta coluna...)! Parece que as celebridades não aprendem nem em tempos de pandemia e continuam tentando ludibriar seus seguidores com propagandas disfarçadas.