Xand Avião - João Luis
Xand AviãoJoão Luis
Por O Dia
Sem sombra de dúvidas o mercado musical é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Xand Avião, um dos artistas que num cenário sem coronavírus faturaria alto com shows no São João do Nordeste, fala das dificuldades enfrentadas neste período de recessão e de como os artistas da música precisaram se reinventar para sobreviver sem agenda de shows. E para não deixar as comemorações juninas passarem em branco, o cantor preparou uma live pra lá de especial.
Xand, você acredita que o São João, como instituição cultural do nosso país, vai ficar prejudicado com a pandemia?
Certamente nosso São João, essa grande festa multicultural e originalmente nordestina, não será celebrada da forma que gostaríamos. Porém, acredito que eu e todos os grandes artistas do Brasil que dentro de suas singularidades carregam um pouco da cultura do São João, estamos fazendo de tudo para que essa festa não seja esquecida neste ano tão difícil.
Publicidade
O que você acha que um cantor e gestores precisam ter para sobreviver no meio da música durante esse período?
Acredito que seja um momento de muita atenção. Ouvir o que o público precisa para levarmos alegria de forma adaptada, é primordial. É necessário uma boa assessoria de comunicação e uma estratégia de conteúdo que preze pela verdade do artista.
Você é um dos grandes artistas brasileiros que representam o São João. Essa é a época do ano, inclusive, com mais shows para você: uma média de 30 apresentações por mês. Como está a expectativa para fazer a festa do São João Online?
Preparamos essa live especial com muito carinho, junto aos nossos parceiros da Carvalheira. Estamos animados para fazer o nosso verdadeiro São João, ainda que apenas online. Teremos um repertório especial com canções principalmente do estilo forró e uma linda recriação da cidade cenográfica do São João. Espero que todos se divirtam muito com a gente!
Publicidade
O São João é uma tradição que envolve música e outros costumes, como a comida típica. Para quem vai acompanhar a live, o que não pode faltar para o São João ser completo?
Não pode faltar forró, quadrilha, bandeirinhas, comidas típicas como o milho e, é claro, muita alegria! Teremos tudo isso na live e queremos que todos sintam o calor do São João conosco, neste sábado (13).
Você já fez lives e arrecadou doações para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade por causa do coronavírus. Qual a importância de ajudar o próximo nesse momento?
Nós, artistas, temos um papel social importantíssimo. Somos responsáveis por manter a cultura do nosso país sempre viva e, nesse momento tão difícil, nos sentimos muito orgulhosos de poder ajudar os que precisam. As arrecadações da minha primeira live foi um sucesso e fico muito feliz por isso.
Publicidade
Muito se discute sobre as lives serem um caminho para o futuro da música. Como você avalia esse cenário?
A'credito que as lives vieram para ficar. Atualmente, no cenário de pandemia, ela virou o nosso show, nosso espetáculo. Porém, acredito que, futuramente, as lives serão boas aliadas da agenda de shows e de lançamentos de todos os artistas. Será uma espécie de aperitivo (risos).
Veja a galeria de fotos: