Camila Pitanga e Beatriz Coelho - Reprodução
Camila Pitanga e Beatriz CoelhoReprodução
Por O Dia
A atriz Camila Pitanga postou uma foto em que aparece agarrada a namorada Beatriz Coelho e fez uma declaração à amada no dia em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+ neste domingo (28). 'Orgulho' , escreveu a atriz, que mais cedo tinha colocado um vídeo sobre o termo da data, que marca os  51 anos da Revolta de Stonewall, quando os frequentadores do bar gay de Nova York se rebelaram contra a perseguição da polícia homofóbica em 1969.
"Não é vergonha ter dúvidas, vergonha é não querer aprender", diz Camila Pitanga, que compartilhou um vídeo didático em suas redes feito pela ativista Aretha Sadick para o canal GNT sobre a sigla LGBTQIA+
Publicidade
"Originalmente, a palavra queer era uma forma pejorativa de se referir a pessoas LGBT em países de língua inglesa. A tradução para queer era ‘esquisito’ ou ‘estranho’. Daí o termo foi reapropriado pela comunidade como forma de nomear sua orientação e identidade sexual”, contou Camila.“Queer virou então um guarda-chuva mais amplo de significados. A palavra engloba pessoas que não se viam representadas pela expressão popular ‘gay’. Ou seja, qualquer pessoa que não se sinta heterosexual pode ser queer”, contou a atriz.
Ela terminou o texto desejando um Feliz Dia do Orgulho "Queer também é uma forma de expressão política. ONGs e grupos ativistas queer trabalham para a proteção e valorização do grupo perante uma sociedade cis e heteronormativa", ensinou.“Quem tiver mais questões relacionadas à diversidade e queira complementar ainda mais nos comentários, vou adorar ler”, avisou Camila, antes de desejar “Feliz dia do Orgulho LGBTQIA+ para todas nós".