Por O Dia
Nesta semana, o Papa Francisco assinou o decreto reconhecendo o milagre atribuído à intercessão de Irmã Dulce e ela será proclamada Santa. Irmã Dulce é conhecida como 'O Anjo bom da Bahia' por suas obras de caridade e assistência aos mais necessitados.
A Santa Dulce dos Pobres, como será seu nome nos altares, será a primeira santa mulher nascida no Brasil, e uma grande intercessora daqueles que mais precisam. Dos altares, ela será um exemplo para nós agirmos em favor do outro.
Publicidade
Sim, os santos são nossos modelos, por isso devemos imitá-los. E ter uma santa brasileira, que viveu até pouco tempo atrás, nos faz perceber como a santidade é possível. Os santos são pessoas comuns que também tiveram seus defeitos e fraquezas, mas souberam vencê-los.
Devemos olhar os santos não como pessoas distantes e, sim, como pessoas que tiveram seus pecados como nós, mas chegaram à plenitude da vida com Deus. 
Publicidade
Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu em Salvador em maio de 1914 e faleceu em 1992. Ela foi beatificada em 22 de maio de 2011 e com este decreto será proclamada Santa em breve.
Irmã Dulce começou a acolher pessoas necessitadas em sua casa aos 13 anos, antes mesmo de se tornar freira. Sua casa se transformou em um centro de atendimento para doentes e pessoas em situação de rua —e ficou conhecida como 'A Portaria de São Francisco'.
Publicidade
Um dos momentos mais marcantes da sua trajetória foi quando ela usou o galinheiro do convento em que vivia para abrigar 70 doentes. Anos depois, o local acabou sendo transformando em um hospital.
Irmã Dulce também atendia presos em prisões conhecidas por suas condições desumanas e criou um serviço de alimentação barato nos anos 1950. Que Santa Dulce dos Pobres nos inspire a fazer o bem, e a sempre agir com caridade. Amém!
Publicidade
Padre Omar é reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado