Por O Dia
Costumamos ouvir que o Brasil é o país do futebol, mas a verdade é que o brasileiro já nasce influenciado pelas práticas esportivas. Em tempo de competições, como o início da Copa América e a Copa do Mundo feminina, vale refletir como o esporte pode ser uma grande ajuda para o crescimento humano de cada pessoa.
A prática esportiva estimula a dar o melhor de si, em vista de um determinado objetivo, e educa à constância, ao sacrifício e à renúncia. Ensina a não desanimar e a recomeçar com decisão, após uma derrota. Muitas vezes, o esporte se torna uma oportunidade de expressar, com entusiasmo, a alegria de viver e a satisfação de atingir uma meta.
Publicidade
O esporte estimula algumas virtudes, como a resistência, a coragem, a integridade e o respeito às regras, o altruísmo e o senso de equipe. Assim, também na vida, é preciso cultivar um espírito comum de generosidade para ajudar os que ficam para trás e precisam de uma mão para alcançar sua meta.
Em recente encontro com atletas, o Papa Francisco explicou que o esportista tem uma extraordinária oportunidade de transmitir a todos, especialmente aos jovens, os valores positivos da vida e o desejo de empregá-la em metas elevadas e nobres. Isto nos faz compreender a importância de se viver a serviço do crescimento da atividade desportiva e da realização integral da pessoa.
Publicidade
Pelo contrário — explicou o pontífice —, se o esporte se tornar um fim em si mesmo e a pessoa for instrumento a serviço de outros interesses, como o prestígio e o lucro, então aparecem desordens que poluem o esporte, como o 'doping', a desonestidade, a falta de respeito por si e pelos adversários, e a corrupção.
Atletas ou torcida, o importante em tempos de competição é manter o espírito de unidade e respeito, apoiando o outro, seja na vitória ou na derrota. Assim também deve ser fora de campo, em todos os momentos da nossa vida.
Publicidade
Padre Omar é reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado