Por O Dia

Acordem! Estão cancelando consultas eletivas médicas em clínicas e hospitais. Comércio fechado. Indústrias funcionando capenga. Cidades cercadas, voos cancelados, empregos ameaçados e ainda tem gente dando festinhas!

Vai fazer isso lá nas Filipinas. O presidente Rodrigo Duterte mandou a polícia atirar para matar quem desobedecer ordem de ficar em casa!

Tô escrevendo na manhã de sexta feira e li que, nesta madrugada, mais de dez pessoas foram atropeladas em um bar, quando participavam de festinha de aniversário. Foi no bairro de Vista Alegre, aqui no subúrbio. Motorista, que perdeu o controle do carro que dirigia, atingiu os participantes no interior do bar.

Então pergunto sobre esse triste caso: quem desobedeceu as ordens de ficar em casa? Quem não pensou na sua própria saúde e nas dos outros ? Não culpem somente os velhos teimosos, que insistem em sair para ir aos bancos, pracinhas, supermercados... Os mais novos são rebeldes, ou desobedientes, também.

Sou um velho com uma agenda interminável de consultas médicas. E foram todas desmarcadas devido a tal emergência. O tal vírus não escolhe classes sociais, religião, raças ou preferência esportiva ou sexual. Pega no rico, pobre, príncipes, plebeus e inadimplentes.

Aliás, pega até na conta bancária e no casamento. Vamos ver, mais tarde, o número dos divórcios e separações causadas pela quarentena - no meu caso, quarentona - que somos obrigados por decretos, portarias, sanções, leis e o que mais ainda surgir, a ficar trancados. Quando for lavar as mãos, aproveite a água fria e jogue no rosto para refrescar a cuca e pensar antes de sair de casa.

Minha avó materna, a Beatriz, sobrevivente da "Espanhola", sempre dizia quando me via mais assanhado: "Sossega o facho, menino travesso. Pega um livro e vai estudar..." Ih. Isso já tem mais de seis meses...(eu disse mais de seis meses) e deveria ter uns dez anos de idade. Aprendi que devemos obedecer aos mais velhos. Hoje, nesses dias de mundo louco, devemos obedecer até aos mais novos!

Acostumamos a avançar os sinais de trânsito, parar em locais proibidos, não respeitar os pedestre e até aprendemos a não ser pedestres. Tá na hora de lavar o rosto e pensar antes de desobedecer. Eu cheguei a planejar uma fuga de casa. Já desisti. Afinal, não tenho para onde escapar do confinamento.

Se o tal vírus estivesse livrando cara dos mais novos, eu já estaria usando uma peruca da patroa, uma de cabelos ruivos, que ela tem. Ficaria em casa, disfarçado de garotão, lendo revistas de mulheres peladas, esperando o paizão receber o pagamento, que o governo mandou reduzir, para me dar uma grana. Nem pensaria em pagar contas.

Nesse sonho de disfarce de jovem, eu estaria pensando nas baladas, shoppings, passeios de barco na Baía da Ilha Grande, curtindo a vida adoidado com amigos e amigas Eita sonho bom. Mas a realidade é triste e dolorida. Uma luz surgiu no fim do túnel: deixaram os velhos irem até aos bancos...pegar a aposentadoria, pagar os empréstimos, as contas, remédios e voltar, correndo, para casa. Antes de ser assaltado.

Vamos cair na realidade. A única e rentável modalidade de se ganhar dinheiro, na atualidade, é a do ramo funerário. Enquanto isso, vamos aprender a obedecer, não tem outro jeito. Lave as mãos, jogue água fria no rosto. Obedeça aos mais novos. E vamos aprender a viver nas cavernas, quase como eremitas, longe do dinossauro chamado coronavírus. A esperança pode estar nas plantas da nossa Amazônia !

Você pode gostar
Comentários