Patrícia Amorim avisou a Crivella que não tentará vaga na Câmara - Divulgação
Patrícia Amorim avisou a Crivella que não tentará vaga na CâmaraDivulgação
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - O prefeito Marcelo Crivella (PRB) já comunicou à subsecretária do Legado Olímpico, Patrícia Amorim (MDB), que precisará do cargo dela para negociar composição com futuros partidos aliados da chapa de reeleição. A saída da ex-presidente do Flamengo ocorrerá após ela ter avisado ao chefe que não concorrerá a vereadora no ano que vem. Mas isso não quer dizer que Patrícia deixará o governo. Rodrigo Betlhem, ex-deputado e coordenador informal da campanha de Crivella, é quem articula o troca-troca na prefeitura para atrair novas legendas de olho nas eleições de 2020. Patrícia foi vereadora, mas não se reelegeu em 2012.

PRESSÃO AUMENTA POR MAIS INDICAÇÕES

Aliás, é forte a pressão dos vereadores da base para que Marcelo Crivella ceda importantes cargos técnicos de seu governo depois que eles votaram contra o pedido de impeachment do prefeito. Estão na corda bamba, por exemplo, nomes como o da secretária de Cultura, Mariana Ribas, e o do diretor do Centro de Operações Rio (COR), Alexandre Caderman. Na corrida para a reeleição, o prefeito até criou secretarias e fez as pazes com o senador Romário (Podemos), nomeando aliados do parlamentar.

FUNÇÃO DE PASTOR NO PSD FICARÁ VAGA

O presidente estadual do PSD, senador Arolde de Oliveira, contou à Coluna que o cargo de secretário-geral do partido, até então ocupado pelo pastor Anderson do Carmo, ficará vago. Pelo menos por enquanto. Segundo o senador, Anderson organizava a legenda para as eleições municipais do ano que vem. "Não vou pôr ninguém no lugar", avisou. Arolde afirmou ainda que a função será executada por ele, pelo deputado federal Hugo Leal e pelo suplente de senador Carlos Portinho. Marido da deputada Flordelis, também filiada ao PSD, Anderson foi morto a tiros em 16 de junho, em casa, em Pendotiba. A polícia não elucidou o crime.

PT BRIGA POR VAGA DE VICE DE FREIXO

A deputada federal Benedita da Silva (foto) não é unanimidade no PT para ser candidata à vice-prefeita do Rio na chapa do também deputado Marcelo Freixo, do Psol, caso confirmada a aliança. Três grupos petistas defendem o nome de Carlos Santana, ex-deputado federal, para ser o indicado. Além, claro, do apoio da turma do próprio Santana, tem a do ex-vice-prefeito Adilson Pires e Lourival Casula, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá.

DESCONFORTO NA SEGURANÇA

Já não é de hoje. Mas alguns delegados da Polícia Civil, veja só, não escondem mais a irritação com a... Polícia Militar! A discórdia na área de segurança do governador Wilson Witzel (PSC) envolve investigações e operações contra as milícias.

À PROCURA DE UM 'OUTSIDER'

O deputado estadual Anderson Moraes tomou conta de vez do diretório do PSL de Nova Iguaçu. E emperrou a candidatura à Prefeitura municipal de Raquel Stasiaki, suplente de deputada federal.

TRANSPARÊNCIA EM RITMO LENTO

A Alerj (é obrigação, diga-se!) começou a divulgar os gastos nos gabinetes dos deputados. Só que... com três meses de atraso! Pôs no novo sistema apenas a relação de despesas de abril. E mais: na capa do site, não há informações sobre a novidade.

INFORMAÇÕES AINDA SECRETAS

Enquanto isso, o deputado Subtenente Bernardo (PROS) alugou um imóvel com dinheiro público e omitiu o endereço. Já o colega Alexandre Knoploch (PSL) escondeu o modelo e a placa do carro alugado.

GOVERNADOR IGNORA

O senador Flávio Bolsonaro lançou a candidatura do deputado Rodrigo Amorim à Prefeitura do Rio pelo PSL. Só faltou Witzel fazer o gesto público de apoio.

PICADINHO

O cine debate sobre o filme 'Travel' será na quinta às 14h no auditório do Rio Sem Homofobia, no prédio da Central do Brasil.

Sexta, sábado e domingo o Shopping Jardim Guadalupe promove o 'Arraiá do Jardim Guadalupe'. A entrada é gratuita.

A exposição '50 anos de Realismo - do Fotorrealismo à Realidade Virtual' estará no CCBB até dia 29.

DESCE

JAIR BOLSONARO

Segundo Datafolha, presidente tem 33% de aprovação. A pior avaliação em primeiro mandato desde Collor.

DESCE

NEYMAR

Atacante não se apresentou ao Paris Saint-Germain. O clube francês afirmou que tomará "medidas apropriadas".