Prefeito Marcelo Crivella  - Daniel Castelo Branco
Prefeito Marcelo Crivella Daniel Castelo Branco
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Passado o susto do risco de impeachment, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), comunicou a alguns vereadores que votaram contra o seu afastamento que precisará de volta dos cargos oferecidos. Ou seja: as pessoas indicadas pelos parlamentares serão exoneradas, principalmente em vagas da estrutura das regiões administrativas e superintendências regionais, tradicionais bases eleitorais desses políticos. A turma não gostou nada dessa história. Os principais alvos foram os vereadores Thiago K. Ribeiro (MDB), Rafael Aloisio Freitas (MDB), Zico (PTB), Dr. Jorge Manaia (Solidariedade) e Professor Adalmir (PSDB), entre outros.

CRISE QUASE PROVOCOU AFASTAMENTO

A rebelião contra Crivella na Câmara antes da votação do impeachment ocorreu justamente porque o prefeito retirou dos vereadores cargos na administração municipal. O episódio resultou na maior crise enfrentada pela atual gestão. Na queda de braço durante as negociações, Crivella cedeu espaço na prefeitura em troca de apoio no plenário. Depois, criou até secretarias para acalmar os parlamentares e atrair futuros aliados à reeleição em 2020.

AJUDA À PRÉ-CANDIDATA EM QUEIMADOS

O governador Wilson Witzel (PSC) já faz gestos de apoio a précandidatos a prefeito que vão concorrer no ano que vem. Ele sancionou um projeto de lei da deputada estadual Alana Passos (PSL), que autoriza a instalação de uma unidade de ensino militar em Queimados. Foi até publicado no boletim interno do Corpo de Bombeiros. Na última semana, o senador Flávio Bolsonaro, presidente estadual do PSL, anunciou Alana como nome da legenda para concorrer à prefeitura local.

DEPUTADO MUDA DOMICÍLIO ELEITORAL

Carioca e morador da Ilha do Governador, o deputado estadual Renato Zaca mudará o domicílio eleitoral em breve para... Nova Iguaçu! O PSL decidiu lançá-lo candidato a prefeito da cidade. O parlamentar, inclusive, já está procurando imóvel para morar. O articulador do processo é o deputado Anderson Moraes, que comanda o partido do presidente Jair Bolsonaro no município. Zaca é sargento da PM.

A ELEIÇÃO EM BELFORD ROXO

Ainda não se sabe se o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, terá condições jurídicas de disputar a reeleição. O plano B é a esposa, a deputada federal Daniela, ou o deputado estadual Márcio Canela. O trio é do MDB.

A OPOSIÇÃO DE WAGUINHO

Afastado pela Justiça por suspeita de corrupção, Waguinho voltou ao cargo graças a uma liminar. Os outros pré-candidatos são o deputado estadual Dr. Deodalto (DEM) e Clebson Guilherme (PSC).

COMANDO DE TV IRRITA CÚPULA

O novo ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro, general Luiz Eduardo Ramos, já não esconde de ninguém a insatisfação com as decisões da presidência da EBC, ou seja, de Alexandre Graziani.

MUITA PRESSÃO APÓS VOTAÇÃO

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que votou a favor da Reforma da Presidência, contrariando o partido, mudou o número do celular e comunicou num grupo de WhatsApp de parlamentares mulheres.

PAPEL NO AMBIENTE

O Detran-RJ pagará R$ 431,2 mil à Ardo do Brasil Distribuidora de Peças e Serviços Ltda na compra de envelopes para pôr documentos de identificação civil.

PICADINHO

Hoje, a ‘Feira Urbana Carioca’ estará no Parque de Madureira levando artesanato, moda e cultura urbana. 12h às 20h.

A Festa Literária das Periferias (Flup) estará no Museu de Arte do Rio amanhã, a partir de 10h.

O 3° ‘Festival ECRÃ’ de experimentações audiovisuais começa na terça, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna.

SOBE

RAFAELA SILVA

Judoca carioca se tornou bicampeã no Grand Prix de Budapeste. É seu segundo ouro no Circuito Mundial.

DESCE

DAMARES ALVES

MPF pediu que ministra revogue orientação sobre educação domiciliar dada a conselhos tutelares pois não há legislação.