O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) - Agência O Dia
O deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ)Agência O Dia
Por CÁSSIO BRUNO
RIO - Com dificuldade de unir partidos de esquerda, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) tenta aproximação com a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, e o PV para fechar aliança na disputa pela Prefeitura do Rio. O parlamentar está com dificuldades de fazer acordo com o PDT, que lançará a deputada estadual Martha Rocha. Freixo já se encontrou até com Ciro Gomes, mas o ex-presidenciável não cedeu. No PSB, tudo caminha para concorrer o também deputado federal Alessandro Molon, presidente do partido no estado. Embora tenham sinalizado a favor de Freixo, PT, PCdoB e PCB ainda não bateram o martelo. Procurado, o deputado não retornou.

CRIVELLA ALMOÇA COM EVANGÉLICOS

O obstáculo de Freixo e de seus adversários para concretizar alianças é o fim das coligações proporcionais. Neste caso, as legendas tendem a lançar candidaturas próprias com o objetivo de puxar votos a quem concorrerá à Câmara de Vereadores. Já o prefeito Marcelo Crivella (PRB), que tentará a reeleição, tem incluído na agenda encontros com pastores e lideranças evangélicas para reforçar a aproximação com seu eleitorado. Nesta segunda-feira, ele almoçou com pelo menos 20 religiosos no Palácio da Cidade, em Botafogo.

CIDADANIA DEVE DESISTIR DE APOIAR PAES

Crescem as chances de o Cidadania (ex-PPS) lançar candidatura própria à Prefeitura do Rio. E o deputado federal Marcelo Calero é o nome mais provável. O partido até ensaiou apoio a Eduardo Paes (DEM). Calero é ex-secretário de Cultura do ex-prefeito. O presidente estadual da legenda, Comte Bittencourt, foi candidato derrotado a vice-governador na chapa de Paes ano passado. Quando era ministro da Cultura de Temer, Calero acusou o então ministro Geddel Vieira Lima de pressioná-lo a liberar uma obra em Salvador.

COMUNICAÇÃO DO GOVERNO NA MIRA

O governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), está insatisfeito com a sua comunicação. Especificamente com o trabalho de Gabriel Nunes Aquino, que ocupa o comando do setor. O gaúcho foi diretor da agência E21, de Porto Alegre. Ele também atuou como diretor de Publicidade da prefeitura da capital. Como não é do Rio, o profissional, avaliam, tem tido dificuldades. Witzel pensa estrategicamente para a campanha presidencial de 2022.

HOMENAGENS A ATIRADORES

Estão na pauta da Alerj desta semana as votações das Medalhas Tiradentes a serem concedidas aos snipers envolvidos na ação policial que resultou na morte do sequestrador de um ônibus na Ponte -Rio-Niterói, em 20 de agosto.

DEPUTADOS DO PSL ASSINARAM

A medalha para Ismael Damásio será votada hoje. A de Marcelo Clayton dos Anjos, amanhã. E a honraria para Bruno Recla Narciso irá a análise na quinta-feira. Os 12 da bancada do PSL assinam o pedido.

VAI TER BRIGA NO PLENÁRIO

O clima entre os deputados Rodrigo Amorim (PSL) e Flávio Serafini (PSOL) piorou a tal ponto que o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), teve que intervir para evitar agressão física. A segurança da Casa tem ficado atenta aos parlamentares.

O PATRIMÔNIO DOS VOTOS

Witzel sancionou lei do deputado Rosenverg Reis (MDB) que transforma a Assembleia de Deus de Madureira, conhecida por receber políticos em campanha, em Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Estado.

RECICLAGEM

A Seap e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha assinaram termo de cooperação para atualizar servidores da secretaria sobre as Normas Internacionais de Direitos Humanos.

PICADINHO

O Senac-RJ realiza amanhã, às 19h, palestra sobre gerenciamento de riscos no trabalho. O evento é gratuito, na unidade Madureira.

Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, faz palestra nesta quinta-feira, às 15h, no Sesc Tijuca.

O Shopping Grande Rio arrecada brinquedos novos ou usados até o dia 27. As doações vão para a Casa da Criança Lar São José, em Meriti.

SOBE

ROBERTA SUDBRACK

Chef pediu ajuda nas redes sociais para o tradicional Bar Luiz não fechar. Ela organiza jantar para arrecadar dinheiro.

DESCE

AUGUSTO ARAS

Indicado a procurador-geral da República por Bolsonaro foi alvo de protesto de procuradores do Rio ontem.