Por O Dia

O cadastro positivo é como um histórico do comportamento do consumidor. Ele reúne vários dados sobre os pagamentos, empréstimos e financiamentos e dá às instituições mais informações sobre os consumidores, mesmo que eles nunca tenham sido seus clientes. Criado em 2011 com o objetivo de premiar os bons pagadores a adesão até então era voluntária, mas essa regra pode mudar. Com a aprovação do Projeto de Lei 441/2017 pela Câmara dos Deputados a adesão que era voluntária pode passar a ser compulsória. O projeto ainda será apreciado no Senado antes de seguir para sanção presidencial.

Desde o início da tramitação, o ponto mais polêmico e rejeitado pelos especialistas, é a inclusão não autorizada de informações dos consumidores, o que viola o Direito Fundamental à Privacidade, assegurado na Constituição. Além disso, contraria a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde agosto de 2018. Uma das justificativas para o projeto ter avançado é que ele deve ajudar a diminuir os juros para tomadores de crédito. Será? Custo a acreditar. 

Cancelamento

Em outubro solicitamos instalação de Live Tim 60 MB e portabilidade de número telefônico. Na ânsia de vender a atendente nos orientou a fornecer um novo CPF, além do meu. O serviço funcionou por alguns dias até ficar mudo. Em contato com a empresa fui informado de que a portabilidade não seria possível em razão da divergência de CPFs. Agora pedi o cancelamento e querem cobrar multa. O erro foi deles! Eduardo Mendes - Cachambi, Rio de Janeiro. 

O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com o Sr. Eduardo Mendes Pereira e lamentou o ocorrido, informando que a correção na fatura será realizada em até 5 dias. Assessoria de Imprensa TIM.

Perturbação

A TIM fica me enviando mensagens para eu mudar o meu plano para um plano que tenho que pagar 10 reais por semana mesmo não fazendo ligação. Eu não quero que me enviem este tipo de mensagem nunca mais. Não tenho interesse! Também não quero que me liguem ofertando serviços. Ítalo Foradini, Tijuca - Rio de Janeiro.

O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com o Sr. Ítalo Foradini da Nova e informou que o mesmo não receberá mais ligações ou SMS promocionais da operadora. Assessoria de Imprensa TIM.

Cobrança indevida

No dia 08/01 solicitei explicações a Vivo sobre uma cobrança que recebi nos dias 02 e 03 de janeiro no valor de R$ 1,49. A resposta robótica e burocrática da empresa foi de como funciona o meu plano, os serviços a que tenho direito e tal. Em nenhum momento responderam a minha solicitação. Marcos Lopes, Bento Ribeiro – Rio de Janeiro.

A Vivo informa que entrou em contato com o cliente para prestar os esclarecimentos necessários. Assessoria de Imprensa Vivo.

Portabilidade

Dia 31/01, no final da tarde, solicitei pelo chat, a portabilidade do meu número de telefone celular da TIM para a Oi. Fui informado de que em até 6 dias úteis receberia um novo chip e que após a instalação o prazo de portabilidade seria de até 24 horas. O prazo não foi respeitado e ainda ativaram um plano diferente do que contratei. Walfredo dos Anjos Junior, Engenho do Mato – Niterói.

A Oi entrou em contato com o cliente em 01/03 e 08/03, esclareceu suas dúvidas referente à cobrança no cartão de credito e informa que fez o envio do chip como ele solicitou. Aguardando o recebimento para concluir a solicitação de portabilidade. Assessoria de Imprensa Oi.

Dúvidas frequentes - Mônica Portella, psicóloga e pós doutora em psicologia pela PUC-Rio

Atualmente para se obter um desempenho de ponta em todas as funções, em todos os campos, as competências intra e interpessoais têm o dobro de importância das capacidades puramente cognitivas. Cada vez mais, o sucesso pessoal e/ou profissional, dependerá de nossa habilidade para lidar com o outro (habilidade interpessoal). Para obter um desempenho de excelência uma pessoa precisa dominar uma combinação de competências interpessoais e não apenas duas ou três dessas habilidades.

Descobrimos que os profissionais de sucesso não são habilidosos apenas em algumas, por exemplo, na capacidade empática e auto-apresentação positiva, essas pessoas possuem pontos fortes na maioria das habilidades interpessoais. Atualmente, as pessoas necessitam de certas qualidades como: iniciativa, capacidade de adaptação, resistência e uma boa capacidade de otimismo.

Você pode gostar
Comentários