Por O Dia

Na última semana comemoramos o Dia do Consumidor. O Brasil tem uma das melhores legislações em defesa do consumidor do mundo. O CDC entrou em vigor no dia 11 de março de 1991. Desde então, uma série de garantias vem sendo questionadas com o objetivo de diminuir os direitos sob o argumento de que essas mudanças seriam mais vantajosas ao consumidor. Um exemplo disso foi o fim da franquia de bagagem. Até hoje não vimos a prometida redução do preço das passagens. A marcação de assentos passou a ser cobrada por muitas companhias aéreas.

Será que começarão a cobrar pela água ou pelo uso do banheiro também? Sem falar na Lei do Distrato Imobiliário que aumentou para até 50% o valor da multa a ser paga quando o consumidor desistir da compra e nos reajustes abusivos dos planos de saúde. Na teoria o consumidor tem proteção, na prática o descaso. Exemplo disso é a famosa Lei do SAC e também a Lei que limita o tempo de espera na fila dos bancos. Será mesmo que o consumidor tem motivos para comemorar?

Poda

Moro na Rua Maxwell, em Vila Isabel e em frente ao número 392 há uma árvore com as raízes podres e tenho receio de que ela possa cair a qualquer momento. Aliete Cleonice Pereira, Vila Isabel – Rio de Janeiro.

A Comlurb informa que a solicitação foi atendida em 17/03/2019, Rua Maxwell, 392, em Vila Isabel. Assessoria de Imprensa Comlurb.

Cobrança indevida

Estou recebendo notificações de cobrança da Claro referente à prestação de serviços pagos. Já encaminhei o comprovante de pagamento referente a esse suposto débito, mas as cobranças continuam. Tânia de Jesus Bernardo, Campo Grande – Rio de Janeiro.

A Claro informa que está em contato com a Sra. Tania de Jesus Bernardo para finalização do caso. A operadora continua à disposição por meio de todos os canais de atendimento disponibilizados. Assessoria de Imprensa Claro.

Produto errado

No dia 08 de março fiz uma compra no Shoptime. A previsão de entrega era até 20 de março. No dia 11 de março recebi a encomenda, mas era um produto diferente do comprado. Não consigo contato com o Shoptime para informar sobre o problema. Pedro Geraldo Pereira, Centro – Rio de Janeiro.

O Shoptime.com entrou em contato com a senhora Andreia, identificada como esposa do titular da compra, senhor Pedro Geraldo Pereira Gomes, esclareceu e solucionou a questão. Assessoria de Imprensa Shoptime.

Negociação

Tinha um cartão da loja Renner que sempre utilizei para comprar medicamentos. Fiquei desempregada e não estou conseguindo retornar ao mercado de trabalho, por isso estou tentando fazer um acordo para o pagamento do cartão e não estou obtendo sucesso. Sônia Albuquerque, Madureira – Rio de Janeiro.

A Lojas Renner informa que entrou em contato com a cliente e prestou os devidos esclarecimentos. Assessoria de Imprensa Renner.

Dúvidas frequentes - Renata Bento, psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro.

A perícia psicológica é um exame minucioso que se desenrola através da investigação clínica da personalidade, associada à análise dos fatos concomitante a dos sujeitos com base nos aspectos psíquicos e subjetivos. Ela busca iluminar alguns pontos ao magistrado, como por exemplo, a dinâmica familiar e o funcionamento das partes; Qual a função que tem para cada uma das partes o processo; Os riscos para o desenvolvimento psíquico da criança ou adolescente; Traços da personalidade dos pais ou comportamentos inadequados que possam oferecer riscos psíquicos a criança ou adolescente; Assegurar que o melhor interesse da criança seja prioridade; Verificar a capacidade emocional da criança ou adolescente segundo sua idade e se esta está vinculada a sua idade cronológica e verificar se novos encaminhamentos são necessários.

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