Carlos Fernando Maggiolo, advogado criminal - Divulgação
Carlos Fernando Maggiolo, advogado criminalDivulgação
Por O Dia

Rio - Eu mereço, eu preciso e eu não consigo resistir são as principais desculpas que as pessoas utilizam para consumir mais do que podem sem se sentirem culpadas. Segundo Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, essas desculpas podem até parecer inofensivas, mas são muito prejudiciais à saúde financeira da pessoa e de sua família.

Com tantas promoções e ofertas, muitas vezes, é difícil mesmo resistir à tentação de comprar algo, ainda que não precisemos de verdade daquilo. Por isso, é tão importante que tenhamos objetivos de vida bem definidos, pois são eles que nos farão praticar o consumo consciente. Afinal de contas, estamos nos privando de um prazer pontual em prol de algo muito maior lá na frente.

Cobrança indevida

Pago mensalmente o valor de R$ 258,00 pelo pacote NET, mas a conta de janeiro de 2019 veio com o valor de R$ 406,36. Não paguei e questiono o valor, além da visita técnica que foi cobrada e não realizada. Miriam Nascimento, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Em atenção à mensagem da Sra. Miriam Gonçalves, a NET informa que entrou em contato com a cliente e regularizou a situação. A operadora permanece à disposição. Assessoria de Imprensa NET

Produto não entregue

Comprei um Fogão Brastemp vendido e entregue pelas CasasBahia.com.br, no site das Casas Bahia, no dia 18/03/2019. Ocorre que até a presente data o produto não foi entregue e desde 20/03/2019, o status é de que está na transportadora. Ana Patrícia da Cunha, Vila Isabel – Rio de Janeiro.

Informamos que foi tentado contato sem sucesso com cliente. A Transportadora informa que a mercadoria foi entregue. Direcionamos e-mail para confirmação. Assessoria de Imprensa Casas Bahia

Poltrona sem braços

Comprei uma poltrona nas Casas Bahia no dia 28/08/2018, mas recebi apenas o assento. Não vieram os braços e nem os pés. Como vou utilizar uma poltrona assim? Quanta demora para resolver uma simples entrega. Miriam da Silva – Itatiaia, Duque de Caxias.

Informamos que o lojista nos posicionou, informando que as peças faltantes foram enviadas para o endereço do consumidor, com previsão de entrega até o dia 10/04. Assessoria de Imprensa Casas Bahia

Titulo de capitalização

Fui ao Banco Itaú para receber o meu pagamento, como faço todos os meses. Desde vez, fui abordada pela caixa que me ofereceu um titulo de capitalização, com descontos mensais de 30 reais, sem me dar maiores informações. Ao chegar em casa recebi um SMS dizendo que eu havia contratato um PIC. Levei um susto! Peço o cancelamento. Angelina Correia da Silva, Apolo 3 – São Gonçalo.

Realizamos o cancelamento do título de capitalização contestado, e efetuamos o estorno do valor debitado que será creditado na conta da cliente em até 2 dias úteis. Ouvidoria Itaú

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Carlos Fernando Maggiolo, advogado criminal

O crédito consignado é um empréstimo em que as prestações são descontadas diretamente do benefício de quem faz a contratação, possível graças a um convênio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com os bancos. O aposentado ou pensionista não pode comprometer mais de 35% de sua renda. Contudo, há muito que essa modalidade de empréstimo aponta para uma incidência acentuada de fraudes que vitimam os idosos em todo o território nacional. De outro lado, o assédio dos bancos e das financeiras acaba de vitimizar, de vez, uma expressiva parcela de aposentados. Tal covardia desaguou na instrução normativa (nº 100) do INSS, determinando que os bancos só podem procurar os aposentados depois de seis meses da concessão do benefício. As autoridades públicas precisam acordar para esse verdadeiro drama que atingiu o seio da família brasileira.

Coluna de Átila A. Nunes

Você pode gostar
Comentários