Soraya Goodman, advogada e professora - Arquivo pssoal
Soraya Goodman, advogada e professoraArquivo pssoal
Por O Dia

Rio - Em junho de 2017, uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acabou com a franquia obrigatória de bagagem. Quando entrou em vigor, as companhias aéreas chegaram a afirmar que a medida ajudaria a reduzir o preço das passagens. Quem não se recorda dessa promessa? Pois é, quase dois anos depois não houve mudanças significativas no valor dos bilhetes e os preços para despachar malas em voos internacionais chegam a 50% do valor do bilhete! Algumas aéreas cobram até R$ 533 para o despacho de uma mala de 23 quilos em voos internacionais a partir do Brasil. O preço é só para um trecho da viagem. Se for ida e volta, é o dobro, ou seja, R$ 1.066. Pelo menos dez empresas já cobram o transporte de malas em viagens ao exterior.

Telefone fixo

Não suporto mais ter que ligar toda semana para a Oi reclamando da minha linha fixa. Só no mês passado liguei umas cinco vezes para que viessem consertar. Já estou sem telefone, de novo, há seis dias. Antônio Carlos Rodrigues, Outeiro das Pedras - Itaboraí

A Oi entrou em contato com a cliente Sr. Antônio em 16/04 e confirmou que após a solicitação de reparo, seu serviço de Velox voltou a funcionar normalmente. Informou ainda que o serviço de interatividades no acesso móvel está cancelado desde 6 de abril. Assessoria de Imprensa Oi

Valores errados

Recebi uma ligação da Oi me oferecendo um Plano Combo no valor de R$ 150,70. Para minha surpresa, chegou uma conta de R$ 263,57 com uma cobrança indevida no valor de R$ 80,60 de uma ligação de longa distancia que não foi feita por mim e mais dois serviços que não foram contratados. Dalva do Nascimento Batista, Brás de Pina – Rio Janeiro

A Oi entrou em contato com Sra. Dalva em 16 de abril e informou que fez alteração do plano de acordo com sua solicitação, bem como corrigiu a fatura em questão. Assessoria de Imprensa Oi

Poste sem luz

Quero reclamar sobre a indiferença da RioLuz no bairro de Senador Camará. Já estou cansado de ligar e pedir a substituição de lâmpadas queimadas e não ser atendido. Moro na Rua Santa Luzia e estamos com várias lâmpadas queimadas. Alarico de Oliveira, Senador Câmara – Rio de Janeiro

A Rioluz informa que a iluminação no local foi restabelecida. Assessoria de Imprensa Rioluz

Cobrança indevida

Fiz uma portabilidade em junho de 2017 para outra operadora devido à desorganização da Claro. Para minha surpresa, meses depois, comecei a ser cobrado sobre uma fatura de julho de 2017. Adeildo de Souza Affonso, Vicente de Carvalho – Rio de Janeiro

A Claro informa que entrou em contato com o Sr. Adeildo de Souza Affonso e prestou as explicações referentes ao caso. Assessoria de Imprensa Claro

DÚVIDAS FREQUENTES

Soraya Goodman, advogada e professora

A partir de julho de 2019, todos os consumidores brasileiros poderão ser incluídos no banco de dados do cadastro positivo. O cadastro é um sistema de pontuação para avaliação do risco na oferta de crédito aos consumidores. A pontuação, que varia de 1 a 1.000, analisará os dados financeiros de cada um dos consumidores, que abrange renda, pagamento de contas pessoais como, água, luz, gás, internet e aluguel, além de compras feitas a prazo. Também poderão ser usadas informações sobre seus familiares. Se você paga suas contas depois da data de vencimento, por exemplo, embora pagando juros e correção monetária pelos dias de atraso, poderá ser mal avaliado no cadastro positivo, podendo ter empréstimos negados ou, se aceitos, onerados com juros mais elevados.

Embora a inclusão no cadastro positivo seja automática para todos os consumidores, a lei prevê que o cadastrado poderá solicitar gratuitamente a sua exclusão ou voltar quando quiser. A solicitação pode ser feita por meio telefônico, físico ou eletrônico, e deve ser atendida em até dois dias. Estar no cadastro positivo significa dar o seu consentimento para essas empresas buscarem todo tipo de informação sobre seu histórico de crédito.

Coluna de Átila A. Nunes

 

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