Não perturbe!
Venho recebendo ligações inconvenientes por parte da Oi me oferecendo um serviço de fibra ótica do qual eu não tenho o menor interesse. O pior é que fiz uma reclamação e as ligações aumentaram! Antônio José de Lima, Mutondo – São Gonçalo
A Oi entrou em contato com o cliente em 13 de julho e informou que registrou sua solicitação com prazo de 30 dias para entrar em vigor no sistema. Assessoria de Imprensa Oi
Cobranças adicionais
O apartamento onde moro é administrado pela Cipa. No boleto do aluguel estão sendo vinculadas cobranças opcionais de ajuda a entidades beneficentes. Aurora Moreira de Oliveira, Rio Comprido – Rio de Janeiro
Recebemos a reclamação e fizemos contato com a locatária por telefone em 31 de julho para verificar o ocorrido e esclarecer as dúvidas. Verificamos a solicitação da mesma e solucionamos o problema. Departamento de Locação – Cipa
Telefone mudo
Desde o dia 6 de julho meu telefone fixo está mudo. Na minha casa somos três idosos e como não há sinal de celular no local em que moramos, ficamos ilhados. Antônio Carlos da Silva, Ilha de Paquetá – Rio de Janeiro
A Oi entrou em contato com o cliente e confirmou que seu telefone voltou a funcionar e informou ainda que sua fatura referente ao mês de maio foi cancelada, considerando o período que o telefone ficou sem funcionar. Assessoria de Imprensa Oi
Empréstimo
Fiz um empréstimo pela CEF com desconto em folha. Para minha surpresa, seis meses se passaram e as prestações não foram descontadas no contracheque. Após esse tempo todo, nem o banco e nem o INSS entraram em contato comigo. Meu nome já estava no SPC sem nem eu saber. Rosângela Cardoso Lima, Braga - Cabo Frio
A Caixa informa que já entrou em contato com a cliente e esclareceu o ocorrido. Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal
DÚVIDAS FREQUENTES
Rafael de Pinho, advogado, professor e gestor
O governo, recentemente, concluiu a regulamentação para a implementação do cadastro positivo no país, com a publicação da Resolução nº 4.737 do Banco Central. O cadastro funciona como um banco de dados dos consumidores que são bons pagadores. A expectativa é a diminuição da desarmonia de informações no mercado de crédito, com possível redução nas taxas de juros cobradas. O universo de pessoas no cadastro, dos atuais 10 milhões, pode chegar até 90 milhões de pessoas. Com o novo modelo de operação, a formação do histórico de crédito passa a conter todas as informações do sistema financeiro, endividamento e também sobre adimplência no pagamento de serviços públicos. Os usuários que não quiserem que seus dados sejam utilizados precisarão solicitar sua saída.