Por O Dia
Toda semana recebemos dezenas de reclamações de consumidores que compram pela internet e não recebem o produto adquirido. Além disso, tentam, sem êxito, contato, por e-mail e telefone com o site, até perderem as esperanças e perceberem que foram vítimas de um golpe. Por isso, quando o valor for muito abaixo do preço de mercado, desconfie! Esse pode ser um dos principais indícios de uma empresa fraudulenta. Faça também uma busca nos principais sites de reclamações e defesa do consumidor. Verifique a reputação da companhia, o número de reclamações registradas contra ela e se a empresa tem o costume de responder as reclamações dos consumidores. Não se esqueça de verificar se o site possui as informações como (CPF ou CNPJ), além do endereço físico, e-mail e outras informações necessárias para sua localização e contato. Tomando alguns cuidados, você diminuiu o risco de ser vítima de uma empresa fraudulenta e ter uma baita dor de cabeça!

Vazamento de esgoto
Há um vazamento de esgoto na Rua Xavier Pinheiro, altura do número 204. Apesar de inúmeros contatos com a Cedae, a demanda não foi resolvida. Enquanto isso, os pedestres são obrigados a conviver com um mau cheiro insuportável! Fábio Martins, Vigário Geral - Rio de Janeiro

A Cedae informa que o vazamento foi reparado. Assessoria de imprensa Cedae

Poste caindo
Moro na Rua Vitorino Palhares, em Belford Roxo, e em frente à minha casa tem um poste quase tombando, com ferros à mostra e distorcidos. Parte do concreto já caiu e uma tragédia pode ocorrer a qualquer momento. Vinicius Sobreiro, Santa Maria – Belford Roxo

A Light informa que a substituição do poste está programada para dia 20 de agosto. Assessoria de Imprensa Light

Problema não resolvido
Comprei um guarda roupa em 20 de maio, na loja do Shopping Iguatemi, e paguei pela montagem. A entrega foi realizada em 27. Após 15 dias, as gavetas já estavam desalinhadas, emperrando e também travando, impedindo a abertura das portas. Até o momento as Casas Bahia não resolveram a situação. Rita Teixeira, Tijuca – Rio de Janeiro

Informamos que um técnico compareceu à residência da cliente e efetuou o reparo do produto. Assessoria de Comunicação Casas Bahia

Vale troca
Ao realizar uma troca na loja Renner, minha esposa recebeu um vale-troca com o nome e o CPF dela. Entretanto, ao tentar utilizá-lo na loja de Madureira, levou um susto ao descobrir que o mesmo já havia sido utilizado por outra pessoa. Como isso pode acontecer? Marcos Aurélio Souza, Bento Ribeiro – Rio de Janeiro

A Renner informa que entrou em contato com o cliente, esclareceu o ocorrido e colocou-se à disposição. Assessoria de Comunicação Lojas Renner

Dúvidas frequentes
Gabriel Gouvêa Vianna, Advogado da Gouvêa Advogados Associados

A tecnologia vem crescendo e modificando as relações civis de forma incrivelmente ágil, não dando tempo para a máquina estatal regular suas novidades, assim, sobrando ao Poder Judiciário o dever de decidir sobre o real Direito de cada parte. Já existem veículos autodirigíveis e robôs guarda-costas, mas, até o momento, não temos nenhuma lei reguladora de seus atos. Por exemplo: se o robô guarda-costas, agindo por conta própria, ferir erroneamente alguém em defesa de seu proprietário, quem indenizará a vítima? São inúmeras dúvidas de necessária discussão dos representantes da sociedade (membros do poder legislativo), para definir as “regras do jogo” antes de o Poder Judiciário se tornar um caos com múltiplas demandas aviadas.