Secretaria de Fazenda realiza reunião sobre o encerramento do exercício de 2019 - Divulgação
Secretaria de Fazenda realiza reunião sobre o encerramento do exercício de 2019Divulgação
Por O Dia
A Subsecretaria de Contabilidade Geral do Estado (Subcont) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) realizou, em seu auditório, a reunião sobre o encerramento do exercício de 2019, a fim de explicar os procedimentos a serem observados pelos órgãos e entidades das administrações Direta e Indireta e esclarecer dúvidas sobre a prestação de contas. A abertura do evento contou com a participação do secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho; da Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado, Stephanie Guimarães; da Subsecretária de Finanças, Ligia Ourives; e do Subsecretário de Política Fiscal, Leonardo Lobo.
O secretário de Fazenda destacou que, apesar das dificuldades econômicas, o estado conseguiu cumprir as suas obrigações financeiras: “Estamos nos aproximando do encerramento do primeiro ano do governo Wilson Witzel. Vamos conseguir pagar a folha dos nossos servidores em dia. O decreto de encerramento do exercício, que acontece todos os anos, é de vital importância para que a gente possa fazer a prestação de contas”, afirmou.
Publicidade
Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho elogiou o trabalho da Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado (Subcont), Stephanie Guimarães, e da equipe da Subsecretaria: “Aqui estão representados todos os órgãos e as entidades do estado, justamente para que possamos acompanhar e caminhar para o encerramento de forma segura, transparente e de forma a atender todas as obrigações. Os prazos para a entrega são os fixados em lei e pela Constituição Estadual e precisam ser rigorosamente cumpridos. A reunião é importante para trazer as informações necessárias para que as tarefas sejam cumpridas”.
Os procedimentos estabelecidos pelo Decreto 46.816/19, de encerramento do exercício financeiro, são fundamentais para a prestação de contas do governo, a elaboração das demonstrações contábeis e dos relatórios fiscais. Stephanie Guimarães agradeceu a presença de todos os servidores, que se esforçaram para um final de exercício tranquilo. “A Subcont é responsável por consolidar os números; então, precisamos da colaboração de todos para finalizar todos os procedimentos. O trabalho da Subsecretaria não começa agora. Ele é feito durante todo o ano: a normatização contábil necessária, o acompanhamento dos relatórios e os demonstrativos fiscais. A análise contábil é feita diariamente”, disse.
Publicidade
A titular da Subsecretaria de Contabilidade Geral afirmou, ainda, que pretende desenvolver uma nova metodologia de trabalho para criar um ranking do Estado do Rio, com o objetivo de gerar melhores informações para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN): “Vocês estão aqui hoje para publicar a melhor informação de maneira tempestiva, fidedigna e confiável para apresentar à população, à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.