Decisão para suspensão de benefícios é da Secretaria Estadual da Casa Civil - Daniel Castelo Branco
Decisão para suspensão de benefícios é da Secretaria Estadual da Casa CivilDaniel Castelo Branco
Por PALOMA SAVEDRA
A mudança no comando da Controladoria Geral do Estado também vai refletir nas prioridades do órgão. Antes, o então controlador Bernardo Barbosa tinha como prioridade a criação do 'Teste de Integridade' dos servidores ativos. Agora, o novo controlador-geral, Hormindo Bicudo Neto, não descarta a medida, mas tem uma postura mais cautelosa.

Antes, a previsão era de que o projeto de lei chegasse à Alerj neste primeiro semestre. Agora, segundo Neto, ainda é preciso amadurecer o tema: "Não se pode dizer que irá neste primeiro semestre. Tem que ser pensado. Tem que ter bom senso e maturidade".

O controlador defende ainda um projeto educativo antes de se adotar o teste: "Primeiro, temos que ir para as etapas de capacitação e educação. Não temos prioridade de sair caçando as bruxas".
Segundo ele, a CGE "não é uma secretaria de perseguição, mas de controle": "Então, tenho que ter a cabeça no lugar e bom senso".
Publicidade
Segundo ele, o Teste de Integridade é a última faceta do Projeto de Integridade, e, antes de ser apresentado, tem que passar por um estudo criterioso antes. Neto afirmou ainda que "90% dos servidores são honestos"
Sobre o Teste de Integridade ele também falou que “tem que ter o discernimento, tem que ser uma coisa justa.” Perguntado sobre o envio do projeto à Alerj, ele disse: “Não se pode dizer que irá neste primeiro semestre. Tem que ser pensado, tem que ter bom senso e maturidade".