Projeto foi aprovado por deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio no dia 30 de julho - Julia Passos / Alerj
Projeto foi aprovado por deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio no dia 30 de julhoJulia Passos / Alerj
Por O Dia
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai analisar uma proposta que suspende, por 120 dias, a mensalidade de empréstimos consignados dos servidores. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Jair Bittencourt (PP), e publicado ontem no Diário Oficial da Casa. A data de votação, porém, ainda não foi definida.

O objetivo da proposta é possibilitar um alívio financeiro aos funcionários ativos, aposentados e pensionistas nesse período de crise na saúde e na economia, decorrente do vírus.

Ainda de acordo com o projeto, após a suspensão, os contratos dos empréstimos consignados ficam automaticamente prorrogados pelo mesmo período, ou seja, quatro meses.

"O momento é difícil, sabemos que os gastos em medicamentos e até mesmo alimentação aumentarão nas famílias", disse o parlamentar autor do texto. "É importante que o Poder Executivo possa permitir aos servidores um poder de compra maior, ajudando com isso não só a saúde, mas a reerguer os setores de comércio e serviços do Estado do Rio", acrescentou.