Produtor fotográfico André Damião - Divulgação
Produtor fotográfico André DamiãoDivulgação
Por O Dia
O jovem diretor fotográfico, de 23 anos, idealizador de uma agência que hoje comporta os maiores influenciadores do Rio vai expandir seus negócios. André Damião – que já fotografou artistas como Elza Soares, ícaro Silva, Bruno Gagliasso, Karol Konka, entre outros – ganhou destaque como fotógrafo e produtor de conteúdo com uma vertente forte no ramo social e racial e agora vai conquistar a Angola. No dia 29 de julho, ele viaja para a Africa, onde ministrará o primeiro workshop de mídias digitais.

"Desde o início da minha comunicação nas redes sociais, eu recebi apoio de bloggers e seguidores da Angola. Isso me deu um despertar de até onde minha voz alcança. Em todas minhas campanhas eu recebi inúmeros compartilhamentos dos angolanos, mas jamais podia imaginar que seria convidado para ministrar o primeiro workshop de comunicação e influência digital de lá. O CEO Kris, um angolano que trabalha no áudio visual e produz clipes de vários artistas locais, como Titica que tem feat com a Pablo Vittar, me fez o convite, e eu fiquei muito honrado”, contou o fotógrafo.

Apaixonado pelo mundo virtual, André vê na internet uma importante ferramenta para derrubar barreiras sociais e raciais. "Aos 14 anos, já produzia meus clipes sobre racismo, empoderamento, inclusão, paternidade, black face, entre outros temas. Aos 16/17 anos, atingi uma popularidade muito grande nas redes sociais, com clipes chegando de mil a 100 mil likes. Isso em 2015 era genial. Aos 18 anos iniciei a faculdade de jornalismo. Cursava dois cursos ao mesmo tempo, empreendedorismo na UFRRJ e Jornalismo na universidade privada. Aos finais de semana fotografava. Aos 20 anos, Depositando mais tempo na fotografia, me inscrevi em um concurso e ganhei como uma das melhores fotografias do Brasil", lembrou André.

O prêmio deste concurso lhe abriu uma porta poderosa em sua carreira. "Pude produzir uma campanha para uma multinacional que foi a C&A. Ali, eu sabia que era o meu momento, eu não podia perder essa oportunidade. Recriei o editorial que apresentei no concurso e foi um sucesso. Até hoje foi uma das campanhas mais vista na marca. Logo após, fiz outras campanhas como IdBr, e me tornei um diretor fotográfico cobiçado pelos famosos. Em um ano fotografei celebridades como Elza Soares, Bruno Gagliasso, Gio Ewbank, Ícaro Silva, Giovanna Cordeiro e Karol Conka. Hoje, aos 23 anos, tenho uma carreira sólida. Sou CEO em um escritório de comunicação com o maior casting de influenciadores negros do RJ. Foi muito importante essa construção ao longo desses oito anos. Me sinto maduro e no tempo certo pra fazer o que eu faço".