Renato Sorriso durante Desfile das Escolas Campeãs do Grupo Especial do Carnaval de 2019 - Delmiro Junior/Parceiro/Agência O Dia
Renato Sorriso durante Desfile das Escolas Campeãs do Grupo Especial do Carnaval de 2019Delmiro Junior/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia
Rio - A Prefeitura do Rio usou suas redes sociais para anunciar mudanças para a realização de eventos no Rio, com enfoque nos Desfiles de Carnaval. As mudanças são direcionadas a eventos com cobrança de ingresso. Segundo propaganda da gestão do prefeito Marcelo Crivella, esses eventos não contarão mais com dinheiro público.  
A medida proíbe que órgãos públicos prestem serviços gratuitos em eventos privados com venda de ingressos. Limpeza e atendimento de saúde serão de responsabilidade da organização do evento. No caso do Carnaval, da Liesa. Tradicionalmente, os serviços são oferecidos pela Comlurb e pela Guarda Municipal, além da RioLuz, responsável pela iluminação da festa.
Publicidade
A Prefeitura diz que as medidas visam a equilibrar as contas do município. 
Publicidade
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nota lamentando a decisão. Confira: 

“A Liesa lamenta e não concorda com as declarações do Exmo. Sr. Prefeito do Rio de Janeiro acerca dos desfiles das Escolas de Samba realizados na Passarela do Samba.

O evento, gerador de milhares de empregos, recolhe os impostos devidos, inclusive os 5% de ISS sobre todos os valores arrecadados, colaborando, direta e indiretamente, também, para que diversos outros setores da economia da cidade arrecadem mais, com valores revertidos para a prefeitura.

A Liesa argumenta que a população, que paga seus tributos, tem direito à prestação de serviços por parte do poder público, sem qualquer tipo de discriminação”.