Peter Handke é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2019 - AFP
Peter Handke é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2019AFP
Por O Dia
Rio - A polonesa Olga Tokarczuk, de 57 anos, e o austríaco Peter Handke, de 76, são os ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura 2019. O anúncio foi feito pela Academia Sueca nesta quinta-feira. 
A premiação de Olga foi referente ao ano passado, já que o dramaturgo Jean-Claude Arnault foi acusado de abuso sexual e o prêmio foi cancelado após o escândalo. No início deste ano, a organização revelou sua intenção de conceder dois prêmios.
Publicidade
Olga Tokarczuk é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2018 - AFP
Cada um dos vencedores recebe 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de R$ 3,7 milhões. De acordo com a academia, Olga "uma imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como uma forma de vida". "Os vagantes" é sua única obra publicada no Brasil e saiu pela editora Tinta Negra em 2014. 
Peter Handke é co-autor do filme "Asas do desejo", de 1987, e foi escolhido por "um trabalho influente que, com engenhosidade linguística, explorou a periferia e a especificidade da experiência humana", afirmou a academia. 
Publicidade
Handke publicou mais de 80 livros e é um dos autores de língua alemã mais lidos e traduzidos do mundo.  Publicou sua primeira obra em 1966, "As Vespas", antes de se tornar famoso com o livro "O medo do goleiro diante do pênalti", em 1970.

"O Nobel de Literatura? Deveria acabar. É uma falsa canonização que não representa nada para os leitores", afirmou Handke há alguns anos, antes de ser vencedor da premiação.
Publicidade
*Com informações da AFP