Luisa Geisler é banida de feira do livro por 'linguagem inadequada' - Divulgação
Luisa Geisler é banida de feira do livro por 'linguagem inadequada'Divulgação
Por O Dia
Rio - A escritora Luisa Geisler foi banida da 15ª edição da Feira do Livro de Nova Hartz, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro, no interior do Rio Grande do Sul. Em nota, a Companhia das Letras, editora de Luisa, classificou o impedimento como "censura". 
A pedido do prefeito da cidade, uma produtora do evento teria alegado que o livro "Enfim Capivaras", que sai pela Seguinte, o selo jovem da Companhia das Letras, contém palavrões ou "linguajar inadequado". A editora apoiou Luisa no Twitter. 
Publicidade
Livro 'Enfim, Capivaras' - Divulgação
"A participação da autora Luisa Geisler na Feira do Livro de Nova Hartz (RS) foi recentemente cancelada, com a justificativa de que seu livro 'Enfim, capivaras' possui 'linguajar impróprio' para adolescentes. A
@editoraseguinte , selo jovem do Grupo Companhia das Letras, repudia qualquer tipo de censura e, diante de uma situação como essa, gostaria de declarar todo o seu apoio à @luisageisler, autora duas vezes vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, além de finalista do Prêmio Machado de Assis, semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura e duas vezes finalista do Jabuti. Acreditamos que a literatura (e a arte, em geral) deve ser questionadora, e reforçamos nosso compromisso de nunca subestimar o leitor jovem, publicando obras que retratem as experiências dos adolescentes de forma honesta e que promovam o diálogo — como 'Enfim, capivaras'", diz o comunicado.
Publicidade
"Enfim, capivaras" é o primeiro livro da autora voltado para o público jovem e se passa em uma cidadezinha do interior. A obra explora, através de vários pontos de vista, os relacionamentos entre um grupo de adolescentes que são afetados de diferentes formas pelas mentiras contadas por um colega. O livro aborda diferenças sociais, autodescoberta e amizade.