Acima, modelo usa vestido de noiva para gordinhas. À dir., Renata Barros, o noivo Douglas Santos e o enteado Gustavo - Pedro Ferreira
Acima, modelo usa vestido de noiva para gordinhas. À dir., Renata Barros, o noivo Douglas Santos e o enteado GustavoPedro Ferreira
Por Juliana Pimenta
Que maio é o mês das noivas, todo mundo sabe. Mas o que muita gente só percebe quando chega a hora é que organizar um casamento pode ser muito trabalhoso se você não está dentro dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. E esse é um dos problemas que mulheres gordas enfrentam quando decidem se casar. Na maioria dos ateliês, os vestidos de noiva seguem o mesmo padrão e geralmente só são feitos até os tamanhos 48 ou 50.
Esses padrões não comportam o biotipo de uma grande parte das mulheres brasileiras, que acabam não tendo muitas opções para o vestido de um dia tão especial. Renata Barros, artesã e designer de 32 anos, é uma dessas mulheres. Com casamento marcado para julho e usando manequim que varia de 58 a 60, Renata reclama da grande dificuldade em encontrar o vestido ideal. "Eu já nasci gorda. E, para o gordo, comprar roupa fora do padrão estabelecido pela sociedade é sempre mais difícil. E, para o meu casamento, não foi diferente. É muito difícil achar um vestido bonito para mulheres gordas", explica.
Publicidade
Acima, modelo usa vestido de noiva para gordinhas. À dir., Renata Barros, o noivo Douglas Santos e o enteado Gustavo - Pedro Ferreira
Além da dificuldade em achar o vestido, quando eles são encontrados, geralmente seguem um mesmo padrão, ignorando que mulheres gordas diferem em gostos uma das outras. "A grande maioria das lojas costuma fazer os vestidos bem padronizados. Acham que as pessoas obesas têm vergonha dos braços. As pessoas tendem a achar que as pessoas obesas querem andar cobertas. Não é porque a gente é gordo que a gente tem vergonha. O meu vestido, por exemplo, vai ser mais curto na frente e vai ser de alça".
Publicidade
Diante dessa demanda, diversas marcas viram uma oportunidade de entrar no mercado de noivas plus-size, e a resposta tem sido, até o momento, satisfatória. Leidiane Taveira, cofundadora do Belina Ateliê, conta que a proposta da loja é romper com essa exclusão e com o ideal do corpo perfeito. "Não são apenas mulheres magras que se casam. E é esse estereótipo que precisa ser abandonado por esse mercado", defende.
Leidiane diz ainda que a empresa, aberta em novembro de 2018, não fez uma linha específica para mulheres plus-size, mas sim uma aposta nesse segmento, que contempla também madrinhas e outros vestidos de festa.
Publicidade
Sarah Duarte, modelo plus size - Sabrina Vasconcelos/Divulgação
Mas a preocupação não termina quando as noivas conseguem achar os vestidos ideais, que cabem e são confortáveis. Geralmente, o preço desses modelos específicos tendem a ser significativamente mais altos. A cofundadora do Belina Ateliê garante, no entanto, que isso não é mais uma questão em sua loja. "Não há diferença. Os preços são estabelecidos de acordo com a escolha dos tecidos, rendas e o tempo de confecção do vestido. Tempo este que está diretamente relacionado com a escolha da modelagem e do corte do vestido", diz.
Publicidade
Cadeirantes e grávidas
Mulheres cadeirantes também não acham vestidos de casamento com tanta facilidade. Os vestidos precisam ser pensados de forma que a cauda não enrosque nas rodas e que os fechos e zíperes estejam acessíveis para manejo de uma pessoa sentada. Esse também é o caso das grávidas que decidem casar. Grávidas precisam de vestidos leves e uma costura mais elástica para se adaptar ao corpo que muda constantemente.
Publicidade
>> Abaixo, separamos uma lista de lugares no Rio com vestidos de noiva desenvolvidos para todos os tipos de mulheres
Belina Ateliê - Fábrica Behring - Rua Orestes 28, Santo Cristo. Telefone: 99923-6897
Publicidade
Pronovias - Rua Assunção 275, Botafogo. Telefone: 3172-3727 / 3172-4727
Pronuptia Noivas - Rua do Ouvidor, 130 - 9º andar, Centro. Telefone: 2507-8243
Publicidade
Glória Noivas (Bazar de vestidos de até R$ 200) - Rua Gonçalves Dias 78, Centro Tel: 2221-2134