Ensaio vestido de noiva  - Divulgação
Ensaio vestido de noiva Divulgação
Por O Dia
Rio - O vestido branco, o buquê, a maquiagem impecável, o penteado estiloso e, é claro, o local da festa, com 'comes e bebes' deliciosos e aquela decoração encantadora. Sim, senhoras e senhores, está aberta a temporada de casamentos. E não, isso não é um engano. De acordo com profissionais do ramo de ornamentação de festas, setembro é o novo maio, e os casamentos não param de crescer nesta época do ano.
“As pessoas estão se organizando para casar neste período. E não é só pela questão do clima e da estação, mas também pelo orçamento. Os clientes estão adiando mais o casamento para se organizarem, juntarem dinheiro e fazerem uma festa bonita. Como janeiro é um mês difícil para todo mundo por conta das férias e das compras de material escolar, sem falar do Natal que ainda reflete no bolso do brasileiro, as pessoas preferem dar um espaço maior e casar em setembro, em vez de maio. Assim, conseguem mais tempo para pagar a festa”, explica Genilce Sousa, dona da Gegê Festas.
Publicidade
Trabalhando com decoração de festas há quatro anos, Genilce dá as dicas para quem deseja realizar um casamento ao ar livre. “A escolha das flores varia muito. Hoje, a busca por casamentos em sítios, espaços alternativos, abertos, é muito maior. O estilo rústico está muito em alta. Você ganha mais chances de criar. As pessoas não se prendem mais a coisas caras. A diversidade tem gerado casamentos mais despojados e lindíssimos. Neste caso, a dica primordial na decoração é optar por flores do campo: margarida, girassol, astromélia, chuva de prata. Todas têm um preço em conta e dão um toque muito charmoso ao evento”, diz.
É claro que, além da decoração, uma outra preocupação da noiva é o vestido. Para as mocinhas que estão planejando subir ao altar esbanjando estilo e elegância, a stylist Gabriela Titoneli antecipa o que vai bombar na próxima temporada. “As peças com renda, tule, decotes seguem fazendo sucesso. Hoje em dia, as noivas têm muitas opções de vestidos para o casamento. Desde modelos mais clássicos para os mais elaborados e ousados. Vestidos de alcinha e manga longa, com renda ou sem renda, bordado ou não. A diversidade é imensa, o que pode tornar a escolha ainda mais difícil”, avalia.
Publicidade
Segundo a profissional, o segredo para estar deslumbrante na hora do sim é saber exatamente que tipo de peça lhe cai bem. “É sempre bom pensar que tipo de vestido valoriza o seu corpo e como ele pode ser usado a seu favor. Volumes e detalhes especias devem existir nos lugares que queremos evidenciar. Para pessoas que têm como formato de corpo o triângulo invertido, é importante criar volume na região do quadril, por exemplo. Já as mulheres mais esguias podem apostar em um modelo sereia. O tule virou tendência nos vestidos de noiva e pode trazer uma sensualidade a mais. Para as clássicas, apostar em peças lisas estilo princesa ou um vestido de renda com ótimo caimento são excelentes escolhas”.
Gabriela ainda acrescenta que quem for se casar nos próximos dias pode ficar de olho nos eventos voltados para o assunto, como o que acontecerá com a marca de vestidos de noivas Lu Rodrigues. No dia 31 de agosto, na Cidade das Artes, na Barra, a grife realizará um desfile em que serão apresentados os novos modelos da coleção Exclusiva, que estará disponível nas lojas a partir de 2 de setembro. Os modelos atendem do manequim 38 ao 46.
Publicidade
E para fechar, o dia da noiva: o cabelo e a maquiagem perfeitos para a ocasião. Com a palavra, a cabeleireira e maquiadora Lidiane Silveira, do Salão Le Provence. “É sempre bom ressaltar que a maquiagem e o cabelo precisam estar em perfeita sintonia com o vestido escolhido”.
Lidiane dá a dica do que combina com cada noiva. “Os casamentos diurnos em lugares abertos pedem uma make de tom leve com sombra nude, delineador, cílios e batom com gloss, que está em alta. A maquiagem totalmente nude, sombra fosca puxando pouco para o rosa claro, base, iluminação no tom certo e batom nude fosco também ganha espaço", diz.
Publicidade
Já os penteados variam muito, acrescenta a profissional. "Para as mulheres negras que sonham em casar com seu cabelo afro bem natural, é importante um penteado com um leavim de preferência depois com um reparador de pontas. As noivas que querem um penteado mais romântico, que se aproxime do tradicional, podem usar os cabelos soltos com poucas ondas e um arco de pérolas. Por último, os penteados com as madeixas presas, seja em rabo de cavalo ou um coque certinho e até mesmo desconstruído. Além de serem práticos, para quem sente muito calor, são charmosos e trazem sensualidade”, finaliza.