Cuequinha da EcoKids Place é opção para desfralde noturno
 - Divulgação
Cuequinha da EcoKids Place é opção para desfralde noturno Divulgação
Por O Dia

Rio - Uma das fases que mostram que seu bebê está crescendo é quando começa o desfralde, um momento delicado e que requer muita paciência dos pais. E se tirar as fraldas durante o dia já é demorado, quando chega a hora de dormir, o processo fica, naturalmente, ainda mais difícil.

O médico Marcelo Braz, especializado em uropediatria e responsável pelo ciclo de palestras sobre desfralde que acontece anualmente no Colégio CEL, explica que a criança começa a dar os primeiros sinais que está preparada para o desfralde noturno quando passa a acordar com a fralda seca. "Isso ocorre, normalmente, por volta dos 3 anos. A partir daí, os pais devem começar a adotar e manter algumas práticas, como, por exemplo, evitar a ingestão de líquidos próximo a hora de dormir, levar a criança para ir ao banheiro antes de deitar, acordar a criança pela manhã para ir ao banheiro", pontua. Braz diz, ainda, que a partir de 5 anos, a criança já deve ter o controle urinário noturno. "Chamamos de enurese noturna o fato da criança urinar à noite na cama a partir desta idade. Hoje, já sabemos que se os pais foram enuréticos quando criança, há uma probabilidade maior dos filhos também desenvolverem este tipo de problema", esclarece.

Embora alguns pais tentem controlar a ingestão de líquidos à noite, episódios em que a criança fará suas necessidades na cama certamente vão ocorrer. E para esses momentos existem produtos que podem ajudar os pequenos a não se molharem. É o caso das calcinhas e cuecas da Ecokids Place, marca criada pela empresária Carolina Fariah. "As peças são bem parecidas com as de uso diário de uma criança. E é importante que sejam, porque o desfralde também é muito psicológico. Utilizamos algodão orgânico penteado, uma fibra natural que permite a sensação de umidade. No 'recheio' é a parte que entra a tecnologia, através de tecidos inteligentes, super resistentes, de alta absorção de secagem super rápida, capazes de manter fungos e bactérias longe da pele do bebê", explica.

O produto, que faz parte de uma linha sustentável e com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, é reutilizável e foi desenvolvido em três tamanhos (P, M e G) para atender crianças com até 22 kg. "A ideia do desfralde noturno é fazer com que a criança entenda que precisa levantar para ir ao banheiro se sentir necessidade. Portanto, as peças são produzidas com tecidos que permitem que a criança tenha a sensação de umidade, promovendo o desconforto, mas com camadas extra absorventes e impermeáveis na camada interna que são capazes de evitar que haja escape", comenta a empresária, lembrando, ainda, que a calcinha e a cuequinha de desfralde não têm e não devem ter a funcionalidade de uma fralda, já que a intenção é exatamente fazer com que a criança aprenda a usar o banheiro.

"Toda criança é capaz de sair das fraldas, desde que não haja uma patologia urológica", assegura Syomara Smidiziuk, do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica, referindo-se àquelas com dificuldades motoras, cognitivas e pessoas com transtorno do espectro autista. Além da independência proporcionada, o desfralde previne casos de infecção urinária, mau cheiro e desconfortos. "Em geral, o processo tem muito mais a ver com a organização familiar do que com um mau funcionamento do corpo", explica a terapeuta. As famílias que necessitarem podem contar com o auxílio da terapia ocupacional nessa importante transição.

 

Você pode gostar
Comentários