Pacientes participam de encontro no Centro de Saúde Auditiva de Caxias - Divulgação
Pacientes participam de encontro no Centro de Saúde Auditiva de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Mais de 100 familiares de crianças e adolescentes beneficiados com a terapia fonoaudiológica do Centro de Saúde Auditiva do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, participaram de um evento na unidade. A cerimônia contou com a presença do prefeito Washington Reis, do secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos Oliveira, além de autoridades estaduais e federais. Na ocasião, Reis recebeu uma homenagem do Coral de Libras Andorinhas, que cantou o sucesso “Como é Grande o meu amor por você”.
 
Pacientes participam de encontro no Centro de Saúde Auditiva de Caxias - Divulgação
Para a coordenadora da Humanização do Hospital Moacyr do Carmo, Niura Antunes, o encontro serviu para estimular a aproximação dos pais das crianças e adolescentes assistidos.
Publicidade
“O envolvimento dos pais e da família no processo de reabilitação é um ponto forte. Aqui a gente dá dicas para que as famílias colaborem no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Eles ficam conosco uma hora por dia e, com a família, as outras vinte e três horas do dia. Então, é fundamental esse diálogo e participação", explicou Niura.
Desde a inauguração, em agosto do ano passado, o Centro de Saúde Auditiva do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo já atendeu cerca de 8.000 pacientes, diagnosticados com perda de audição. Os pacientes, independentemente da idade, têm acesso a exames de comprovação de deficiência auditiva, encaminhamentos para tratamentos específicos, terapia fonoaudiológica e próteses. Todo o atendimento oferecido é gratuito.
Publicidade
"Estou muito satisfeito em saber que nós estamos mudando a vida de muita gente. Não vou medir esforços para que a gente acolha cada vez mais pessoas. O Centro de Saúde Auditiva é referência no Estado. Muitos dos pacientes do Centro de Saúde não são de Caxias, mas, mesmo assim, são acolhidos", afirmou Washington Reis.
Pacientes participam de encontro no Centro de Saúde Auditiva de Caxias - Divulgação
Publicidade
O atendimento na unidade é feito de 2ª a 6ª feira, das 7 às 17h, no primeiro andar do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que fica na Rodovia Washington Luiz, na altura do Parque Beira Mar.
 
Publicidade
Serviço humanizado, paciente incluso
 
Publicidade
O Centro de Saúde Auditiva conta hoje com 40 profissionais para atender à população, entre eles fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, assistentes sociais e psicólogos. A dona de casa Solange de Andrade, mãe da Ana Beatriz, estudante de 17 anos, avalia positivamente o local:
“A minha filha recebeu os aparelhos, o tratamento está ajudando muito no progresso da minha filha. Agradeço muito à toda equipe pela construção e manutenção desse espaço tão importante para nossos filhos e filhas", avaliou.