Craesm faz mutirão de mamografia em Duque de Caxias - Divulgação
Craesm faz mutirão de mamografia em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, promove no sábado, 25, das 7h às 12h, um mutirão de exames no CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher), em Xerém. O evento, alusivo ao Mês das Mães, vai disponibilizar gratuitamente exames de Mamografia, Preventivo e Ultrassonografia. O objetivo da ação é zerar a fila de mulheres que aguardam pelo atendimento em Duque de Caxias.
Município quer zerar fila de mamografia - Divulgação
Publicidade
Para participar do mutirão, as pacientes deverão levar o pedido médico, originais e xerox do RG e do cartão do SUS.
“A instalação do mamógrafo digital no CRAESM de Xerém é a realização de mais um compromisso do prefeito Washington Reis no cuidado à saúde da mulher. Em dois meses, já superamos as expectativas, com mais de 1.300 exames de mamografia realizados. Com este mutirão de exames a Secretaria Municipal de Saúde tem a expectativa de zerar a fila de espera, não só para as mamografias, mas também para os exames preventivos e de ultrassonografias”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos.
Publicidade
O exame de mamografia anual é recomendado às mulheres, a partir dos 40 anos. No caso da paciente ter histórico de câncer na família, a realização do exame é indicado a partir dos 35 anos. Para o prefeito Washington Reis os serviços de saúde oferecidos na unidade, incluindo a instalação do primeiro mamógrafo digital do município, reafirma o compromisso de valorizar e cuidar do cidadão caxiense, em especial às mulheres.
CRAESM foi inaugurado há dois anos - Divulgação
Publicidade
“Quando assumimos a prefeitura encontramos um aparelho de mamografia sucateado e hoje temos um mamógrafo digital de última geração, instalado nesta unidade de saúde especializada, realizando mais de 80 mil procedimentos mensais no cuidado à saúde da mulher caxiense. Até o fim do ano, vamos inaugurar a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, ampliando a qualidade e o número de atendimentos às mulheres, grávidas e recém-nascidos no município”, reafirmou Washington Reis.
O CRAESM 
Publicidade
Assim que assumiu o governo municipal, em 2017, o prefeito Washington Reis determinou a reabertura da unidade de saúde onde por anos funcionou a Maternidade Municipal de Duque de Caxias, no quarto distrito de Xerém. A antiga maternidade deu lugar ao maior equipamento voltado para a saúde da mulher no município.
A inauguração do CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher) aconteceu no dia 08 de março de 2017, oferecendo serviços nas áreas de ginecologia, endocrinologia, odontologia, pediatria convencional e homeopática, clínica médica, mastologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças. Na unidade também são realizados exames de mamografia, densitometria óssea, preventivo, ultrassonografia da mama, obstétrica e das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia, eletrocardiograma e exames de sangue.
Publicidade
Craesm faz mutirão de mamografia em Duque de Caxias - Divulgação
O CRAESM chega a realizar, em média, 700 atendimentos de coletas e até seis mil tipos de exames laboratoriais por mês, entre eles sangue, Beta HCG, hepatite, HIV, sífilis e HGT. Desde a sua implantação, milhares de mulheres foram atendidas na unidade, chegando a mais de 80 mil procedimentos mensais.
Publicidade
O CRAESM está localizado na Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice, em Xerém. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 12h.

Serviço
“MUTIRÃO DE EXAMES: Mamografia, Preventivo e Ultrassonografia”
Dia e hora: 25/05 (sábado), das 7h às 12h
Local: CRAESM - Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher Endereço: Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice - Xerém – DC
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
(Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice – Xerém). O mutirão de saúde, alusivo ao Mês das Mães, vai disponibilizar gratuitamente exames de Mamografia, Preventivo e Ultrassonografia. O objetivo da ação é zerar a fila de mulheres que aguardam pelo atendimento em Duque de Caxias.
Publicidade