Caxias ganha nova unidade de saúde e creche - Divulgação
Caxias ganha nova unidade de saúde e crecheDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A cidade de Duque de Caxias vai inaugurar na próxima segunda-feira, 15, às 17h, o prédio da Unidade Saúde da Família (USF) da comunidade da Mangueirinha, no bairro Centenário, no primeiro distrito. A obra faz parte do programa de melhorias das unidades de saúde do município que estão sendo reformadas e construídas com recursos federais. No mesmo local também será entregue a Creche Escola José Benísio José da Silva, também reformada pela prefeitura.
Escola na Mangueirinha também será inaugurada - Divulgação
Publicidade
A USF funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 16h com atendimento em clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia, além de coleta de exames e vacinação. A cerimônia contará com a presença do prefeito Washington Reis e do secretário municipal de Saúde, José Carlos de Oliveira, entre outras autoridades.
No mesmo dia, às 18h, será inaugurada a UBS do Barro Branco, no terceiro distrito. As unidades de saúde funcionam com equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), além de auxiliar administrativo. Localizada na Rua da Mina, a unidade foi toda reformada pela Secretaria Municipal de Obras e ganhou mais dois consultórios, que vão proporcionar um melhor atendimento médico às famílias residentes naquela populosa região.
Publicidade
UBS Barro Branco será entregue para a população - Divulgação
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Segundo o Ministério da Saúde, a proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde. O resultado é mais problemas de saúde resolvidos na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou hospital. A Equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) está ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Esse nível de atenção resolve 80% dos problemas de saúde da população. Entretanto, se a pessoa precisar de um cuidado mais avançado, a USF faz este encaminhamento.