A Unigranrio de Caxias vai sediar o seminário internacional com participação de autoridades portuguesas e brasileiras - Divulgação/Ascom Unigranrio
A Unigranrio de Caxias vai sediar o seminário internacional com participação de autoridades portuguesas e brasileirasDivulgação/Ascom Unigranrio
Por O Dia
Duque de Caxias - A Unigranrio e prefeitura de Duque de Caxias promovem seminário Internacional 'Planejamento e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana', na quinta-feira (19), das 8h às 17h, na sede da Unigranrio. Esse evento, que objetiva apresentar propostas que viabilizem o financiamento de cidades para a eficiência da coleta e disposição dos resíduos sólidos, terá presença dos principais prefeitos, secretários de fazenda e executivos do Estado do Rio de Janeiro, além de autoridades de Portugal, país que erradicou mais de 300 lixões.

A inadimplência de aproximadamente 70% da taxa de coleta de lixo no Estado do Rio de Janeiro é um dos temas desse megaevento. Inscrição gratuita:seminários@unigranrio.com.br.  www.unigranrio.com.br. Prefeitos e secretários municipais do Estado do Rio de Janeiro vão discutir alternativas sobre recursos financeiros para investimentos e custeio dos sistemas operacionais. Endereço: Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto.
Na lista de prioridades, os organizadores buscarão a discussão sobre financiamento, com objetivo de combater a crise que o setor atravessa, tendo em vista a necessidade de recursos econômicos para investimentos e custeio dos sistemas operacionais. Prefeitos e secretários formularão sugestões que sirvam de base aos órgãos governamentais no planejamento setorial e no aperfeiçoamento da legislação vigente. Eles sabem que a economia do estado continua com dificuldades para reagir, ainda, após quatro anos de crise e também com projeções nada otimistas sobre o crescimento da economia.
Publicidade
Exemplos exitosos como os de Portugal serão apresentados por Carlos Martins, ex-secretário de Estado do Ambiente e da Transição Energética de Portugal; Orlando Borges, presidente da ERSAR (entidade reguladora de Águas e Esgotos de Portugal); e João Simão Pires, ex-diretor financeiro da ERSAR e coordenador da Parceria Portuguesa pela Água. Eles divulgarão sobre este modelo bem-sucedido em Portugal, cuja sociedade foi beneficiada com a utilização de aterros sanitários e sistema de logística reversa de resíduos.
O reitor da Unigranrio, Arody Herdy; Alexandre Cardoso, organizador desta jornada e representante da Reitoria da Unigranrio, e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis abrem o Seminário, que também contará com as presenças do presidente da Comlurb, Paulo Gustavo Moraes Mangueira; Luiz Gonzaga, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).
Publicidade
Também vão participar Carlos Silva, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe); Wladimir Ribeiro, consultor do programa de Parceria de Investimentos (PPI/governo federal); José Eduardo Ismael Lutti, procurador de Justiça de São Paulo e vice-presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), além de professores e cientistas da Unigranrio.