Novembro é o mês de combate ao câncer de próstata - Getty Images / iStockphoto
Novembro é o mês de combate ao câncer de próstataGetty Images / iStockphoto
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, promove ações de saúde em alusão a campanha Novembro Azul. As ações estão programadas para os dias 18/11, às 9h, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1618 – Vinte e Cinco de Agosto); 25/11, às 9h, no Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (R. General Gurjão, s/n- Centro); e 28/11, às 9h, na UPH Saracuruna (Av. Presidente Roosevelt – Saracuruna).
O público-alvo das ações são homens a partir de 50 anos, que terão acesso a Teste de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial, Solicitação de Exame de PSA Total/Livre e de Ultrassom de Próstata. Segundo o Ministério da Saúde, os homens brasileiros vivem em média 7 anos a menos que as mulheres. Entre as principais doenças está o câncer de próstata, que atinge grande parte da população masculina.
Publicidade
Mesmo assim, o assunto ainda enfrenta barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. Visando implementar ações preventivas no mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, através do Programa da Saúde do Homem está desenvolvendo ações preventivas, tendo como público-alvo homens a partir de 50 anos de idade.
Sinais de atenção
Publicidade
Apesar de não gerar qualquer tipo de sintoma, o câncer de próstata faz com que haja alguns sinais no corpo, como o endurecimento de regiões da próstata ao tocá-la (toque retal) e aumento dos níveis de Antígeno Específico da Próstata (PSA) – proteína prostática, que quanto maior for, elevado é o risco de câncer na região – no sangue. Ao constatar esses pontos, é realizada a biópsia pelo médico patologista para avaliar se o paciente tem câncer ou não.

Ações da Campanha Novembro Azul no município de Duque de Caxias:

* Dia 18/11, às 9h – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1618 – Vinte e Cinco de Agosto)
* Dia 25/11, às 9h – Centro Municipal de Saúde de Duque de Caxias (R. General Gurjão, s/n- Centro)
* Dia 28/11, às 9h – UPH Saracuruna (Av. Presidente Roosevelt - Saracuruna)