Crianças de Duque de Caxias realizam cursos de primeiro socorros - Divulgação
Crianças de Duque de Caxias realizam cursos de primeiro socorrosDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Prefeitura de Duque de Caxias, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEUR) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Duque de Caxias (SAMU 192 - DC) ministrou Treinamento de Primeiros Socorros Amigos do SAMU para Crianças e Adolescentes no CIEP Brizolão Municipalizado 097 Carlos Chagas, com aulas no período da manhã e tarde. A iniciativa do convite partiu da diretora do Departamento de Programas e Projeto Educacionais, Arlene Cavalini.

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e adolescentes do município de Duque de Caxias sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo SAMU 192. O conteúdo compartilhado tem como foco os problemas causados por ligações indevidas (trotes) e fornecer noções de primeiros socorros, orientando sobre como devem agir em situação de urgência/emergência, até a chegada da equipe de socorristas. A equipe utiliza manequins para simulações de situações reais e os próprios alunos realizam as manobras, seguindo orientação prévia dos instrutores do projeto.

Participam da equipe do projeto de Treinamento de Primeiros Socorros Amigos do SAMU, a coordenadora e Enfermeira, Claudia Fidelis Basilio; o instrutor e Técnico de Enfermagem, Adriano Valença; e oss instrutores convidados do NEUR, Enfermeiro Alan Cruz de Araújo e Enfermeira Nayara Campos.